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E se o novo normal for melhor?

Esse texto foi baseado no artigo da escritora Shannon Litton What if the new normal is better?"

Quando será que voltaremos ao normal de tempos atrás? É uma pergunta que nos fazemos constantemente, mas será que o normal será aquilo que estávamos acostumados a viver? A resposta para a última pergunta com certeza será não. Não sabemos o que esperar desse futuro que estar por vir, porém já conseguimos ter uma ideia que algumas coisas já mudaram e essas mudanças permanecerão quando retornarmos ao nosso ambiente de trabalho formal.

No seu artigo, Shannon faz a reflexão de que ela anseia que algumas coisas voltem ao velho normal em que ela estava acostumada, como noites de sono mais regular e não ter a sensação de ansiedade que geralmente surge quando tentamos adivinhar quando tudo isso vai passar. Mas nem tudo mudou para pior e algumas mudanças devem permanecer, caso contrário seria um retrocesso. Ela lista três áreas em que a organização não deve voltar ao velho normal e são elas:

Inovação

Você consegue perceber um crescimento de inovação e tecnologia no seu departamento? Tivemos que buscar plataformas para nos mantermos conectados mesmo à distância. Quantas ideias que estavam na gaveta tiveram que ser retiradas e colocadas em prática rapidamente pois o momento exigia urgência? E quantas novas foram surgindo por causa do novo cenário? O que esse período nos ensinou foi que há como melhorar processos, inovar produtos que são vendidos e agilizar a comunicação através de ferramentas virtuais. Uma empresa com cultura inovadora irá crescer mais rápido por conseguir se destacar das demais. A criatividade do time dever ser estimulada. Erros decorrentes de experimentação são erros considerados bons, pois é a consequência de algo novo que está sendo implementado, quanto mais rápido se erra mais rapidamente é realizado a correção e assim surgem novas ideias eficazes.

Urgência

O sentimento de urgência é o que manterá os negócios funcionando pelo próximo ano. A sensação de que temos que fazer algo agora irá invadir os times das empresas. Contudo, não devemos ser guiados pelo medo, mas pela determinação de atingir algo e não ter que esperar até tudo estar normalizado para cumprir esse objetivo.

Todo aquele modelo antigo de: necessitar de aprovação de todos os setores e superiores, assinar várias papeladas para algo novo entrar em prática deverá ser deixado para trás. Não temos mais tempo para isso. Esse período certamente nos trouxe essa nova lição. Muitos de nossos relatórios foram revisados mais rapidamente e com menos fiscalização, alguns podem ter sido entregues com pequenos erros, acontece, mas afinal, isso foi o fim do mundo? Esse pequeno erro afetou drasticamente a empresa? Novamente, erros podem e vão acontecer, mas é necessário classificá-los como: erros bons, erros ruins e erros que não nos afetam tanto assim.

Responsabilidade

Está muito mais evidente o cuidado e preocupação para com os colaboradores e clientes, mensagens e ligações sobre como está o membro da equipe, perguntas ao cliente sobre como andam os negócios etc. Essa característica de preocupação e tomar responsabilidade para si não deve ser deixada no novo normal. Principalmente em um novo cenário em que muitas pessoas se sentirão inseguras com tanta mudanças tanto no âmbito profissional quanto pessoal, esse acolhimento não pode ser deixado de lado. Seja fiel ao seu propósito e passe isso para aqueles que fazem parte da sua equipe.

Devemos esquecer aquilo que estávamos acostumados, esse é o novo normal. O normal onde as pessoas irão querer tomar responsabilidade para cuidar uma das outras, terão ideias inovadoras para ajudar a sua empresa prosperar e sair da crise, e essas ideias serão colocadas em prática mais rapidamente pelo senso de urgência que tomou conta da nova realidade.

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