top of page

Donos do negócio

Durante minha experiência na Disney percebi que os colaboradores eram tratados de uma forma diferenciada e esse comportamento despertou minha atenção, no mesmo período estudando na UCF entendi que tais práticas eram usadas para implementar/reforçar o senso de pertencimento na equipe que fazia a mágica acontecer.

Depois de mais alguns estudos encontrei o livro “The Ownership Quotient” (Heskett, Sasser e Wheeler. 2008) que vai além do senso pertencimento e nos mostra a importância de estimularmos o senso de “propriedade” em nossas equipes e clientes. Fazendo com que eles se sintam, de fato, donos do negócio.

É, justamente, esse ponto que faz com que algumas empresas se percam no meio do caminho. Muitos têm medo de desse “compartilhar” com a equipe, o que não percebem é que quanto mais proprietários se sentirem, mais engajados e estimulados a melhorar o negócio esses colaboradores vão estar.

Deixo aqui abaixo alguns itens, apresentados no livro, valorizados pelos colaboradores e que ajudam a incentivar cada vez mais esse tão buscado senso de propriedade:

  1. Liderança justa em sua tomada de decisão – seja na contratação, promoção ou até mesmo demissão de membros da equipe.

  2. A oportunidade de aprender e competências a serem aplicadas tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.

  3. O entusiasmo de trabalhar com uma equipe de vencedores – fazer parte de uma equipe que consiga superar desafios e alcançar suas metas

  4. Compensação ($$$) justa – não é o ponto mais importante, mas influencia bastante.

  5. Oportunidade de entregar resultados aos clientes

Experimente botar em prática os itens acima e depois me conta dos seus resultados! 😊

Rebeca Casanova Nogueira

Posts Recentes
bottom of page