top of page

As incertezas do mercado de trabalho


Sendo uma pessoa da geração Z, cresci cercada pela tecnologia. Isso fez com que eu (e todas as pessoas da minha geração) ficasse acostumada com soluções rápidas, muitas vezes sem qualquer dificuldade para alcançá-las. Essa instantaneidade nos torna mais propensos a achar difícil (mais do que realmente é) encontrar e até mesmo manter um emprego. O motivo é simples: ao sermos expostos a esses facilitadores de informação - televisão, computadores, internet - nos acostumamos a ter tudo que precisamos na palma da mão. Isso culmina ao ponto das pessoas da Geração Z e até Y terem uma baixa "resistência" a frustrações, podendo até mesmo afetar a saúde mental do indivíduo (ex: ansiedade).


Segundo pesquisas realizadas pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) a maioria dos jovens de 15 a 26 anos acredita que o motivo da insegurança profissional é a baixa oferta de vagas aliada a concorrência muito qualificada de pessoas com mais experiência na área. Atualmente a exigência dos empregadores é tanta que até mesmo para quem está começando a carreira a cobrança é alta. Para garantir seu lugar no holofote das oportunidades é indispensável a preocupação com a sua educação. Pode parecer genérico falar desse assunto, mas como uma estudante prestes a se formar no primeiro (tomara!) curso de ensino superior eu lhe afirmo: há sempre espaço para mais conhecimento!


O mercado de trabalho não pára e cada vez mais surge a demanda de profissionais especializados.


A criatividade foi tema de um bate papo incrível realizado pela Lu há alguns dias (chequem no IgTV da Singulari, vale muito a pena!) e é incrível ver como essa característica tem sido muito requisitada profissionalmente. E como desenvolvê-la ou aprimorá-la? Se educando, se especializando, buscando conhecimento em diferentes fontes... seja curioso(a) e invista seu tempo para o seu crescimento intelectual. Hoje em dia, um curso ou vivência a mais pode fazer toda a diferença no seu repertório. A Lu usa uma frase que para mim resume tudo muito bem: "Quanto mais estudamos, mais temos certeza que não sabemos nada." Então por que não deixar que isso nos mova? Com esse auto incentivo de buscar conhecimento as inseguranças caem cada vez mais, nos tornando melhores profissionais e mais focados em nossos resultados.


Para finalizar: se há uma certeza sobre o mercado de trabalho é que: profissionais mais qualificados são profissionais mais requisitados. A vontade de aprender também lhe torna mais apta a impactar o mundo de forma positiva. E aí, que tal começar agora?


Até a próxima! :)

Posts Recentes
bottom of page