top of page

Qual o seu propósito?


Ano novo começando e com ele (re)surgem as várias promessas e listas típicas desta época do ano. Fazer aquele curso, investir em um sonho, ser mais paciente, fazer atividade física regular, mudar de emprego, guardar dinheiro para uma viagem, perder peso, passar mais tempo com a família, aprender inglês e por aí vai. A lista é longa já que um ano tem 365 dias. “Tem tempo”.

O ano termina e pouquíssimas são as pessoas que se orgulham da quantidade de itens riscados da lista. Na verdade, muitas vezes a lista não passa disso mesmo: uma lista. Ela não se torna um plano. Os desejos não viram metas. E por este motivo entra ano e sai ano e ela continua lá, quase sem alteração.

Para que isso não aconteça empresas elaboram Missão, Visão e Valores que ajudam a deixar claro porque que elas existem e onde querem chegar. Elas fazem planejamento estratégico para estabelecer metas e maneiras de acompanhá-las. Aí eu me pergunto: por que a maioria das pessoas não trata a sua vida pessoal da mesma forma?

Você sabe qual o seu propósito? Quais são os seus valores mais importantes? Qual a sua visão de longo prazo? Quais as suas maiores qualidades?

Pode parecer algo distante e filosófico mas a descoberta do propósito pessoal é o ponto de partida para uma vida mais equilibrada e feliz. Quem tem clareza do seu propósito/missão de vida tem mais segurança em tomar decisões de como alocar seus recursos como energia, tempo e dinheiro.

O caminho para a descoberta do propósito é longo. Envolve muito autoconhecimento. Não é um texto como este que vai ser capaz de revelar algo tão profundo e valioso mas algumas perguntas podem lhe ajudar a iniciar essa caminhada.

[if !supportLists]1. O que é importante para mim?

O que você valoriza? Como sua vida está conectada a essas coisas?

[if !supportLists]2. Onde eu quero chegar?

Você pode responder isso de muitas maneiras diferentes. Sua resposta pode envolver um destino espiritual, mental ou físico.

[if !supportLists]3. O que eu considero uma pessoa de sucesso?

Que pessoas você admira? Por que? Que elementos sua vida precisa combinar para você se considerar bem sucedido? (Não estou falando de sucesso profissional. Pode conter o fator profissional ou não.)

[if !supportLists]4. Como eu quero agir?

Como você gostaria que as pessoas lhe descrevessem? Que palavras você gostaria que usassem para isso?

[if !supportLists]5. Que tipo de legado quero deixar?

Imagine que você está 100 anos no futuro. Que impacto que você deixou? O que você construiu que é tão relevante que ficou mesmo após a sua partida?

Espero ter ajudado a dar o primeiro passo nessa linda jornada.

Luciana Nogueira Minev

Posts Recentes
bottom of page