6 dicas para arrasar na entrevista de emprego

November 21, 2018

 

 

 

1. Não tenha medo. Não há mistérios. A entrevista de emprego deve ser encarada como uma conversa, pois afinal, você está lá para falar sobre você, sobre sua vida pessoal, acadêmica e profissional. É normal sentir-se nervoso, suar frio, ficar com as mãos geladas, gaguejar ou ter outros sintomas, mas o importante é preparar-se para a entrevista e tentar controlar as emoções para não atrapalhar na comunicação com o entrevistador.

 

2. Aja naturalmente e seja sincero.  Não tente forçar uma postura que você não tem e não tente ser uma pessoa que você não é. Comporte-se de forma natural, tente ficar a vontade, não como se estivesse em casa, claro, mas como se estivesse em um almoço com colegas de trabalho. Fale de forma natural e verdadeira, sendo sincero em suas respostas.

 

3. Fale sobre suas realizações. É importante explicar para o entrevistador quais atividades você desempenhava, seja em uma empresa, em uma faculdade ou em uma atividade de voluntariado. Explique de forma clara e objetiva o que realizava e destaque, principalmente, as conquistas que obteve. Não faz mal nenhum, aliás, muito pelo contrário, falar sobre o que você implantou, acrescentou ou melhorou em suas últimas experiências. E lembre-se, se você não falar, o entrevistador pode concluir que você não alcançou bons resultados.

 

4. Não seja prolixo. Assim como é importante falar sobre as atividades e resultados alcançados, também é importante a forma como a pessoa o faz. Falar com segurança (não com arrogância) mas principalmente com clareza e praticidade, tendo sempre em mente que a comunicação tem que ser funcional.

 

5. Demonstre segurança. O entrevistador precisa perceber que a pessoa passa e confiança, por isso é importante comunicar-se e mostrar-se com uma postura segura. Até no aperto de mão ao final da entrevista é preciso ser firme, pois isso realmente representa sua postura. 

 

6. Tire suas dúvidas. É bom lembrar que o processo seletivo é uma via de mão dupla, ou seja, o candidato também precisa entender e conhecer um pouco da proposta da empresa. É claro que é importante entender a situação da empresa, se é uma vaga confidencial, por exemplo, mas algumas coisas podem ser questionadas. Se você tem dúvidas, pergunte. O que o entrevistador puder responder, com certeza o fará.

 

Dessa forma, vale reforçar: a entrevista é uma conversa sobre sua vida de forma geral, suas conquistas e seus objetivos, por isso, tente tornar sua vida o mais interessante possível, assim terá muitas coisas relevantes para apresentar quando for convidado para uma entrevista. E quando for convidado, revise a lista acima e arrase!

 

Suelen Scop de Ávila

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…

December 19, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes
<