top of page

E se falhar?

Falhar é algo que aprendemos desde cedo o quanto é chato. Se você perde em uma brincadeira você é ridicularizado pelos colegas, se errar ao falar de qualquer assunto, recebe diversas críticas, e se falhar no trabalho? Quem nunca falhou em algo no trabalho e se sentiu tão horrível ao ponto de desejar pedir o desligado pela vergonha em ter falhado. Nessa época da Copa, fico pensando nos jogadores que fazem gol contra ou erram gol, a cobrança externa e interna certamente é enorme. Até nós, como torcedores, não sabemos lidar com as perdas, já queremos desistir de torcer, além de criticar sem pena os jogadores.

Embora seja um ditado muito conhecido, “errar é humano”, na vida real errar parece a maior catástrofe que pode acontecer, é como se fosse muito impossível um ser humano falhar, é um absurdo aos olhos de muitos. Por mais que você seja considerado um bom jogador, se você errar um gol, não tem como medir as críticas e agressões verbais que recebe. Somos cobrados pela perfeição, a única coisa que muitas pessoas e organizações esquecem é que ser humano não é um robô programado, os quais ainda assim são falhos também, o ser humano tem muito mais potencial do que qualquer máquina.

A questão é que ninguém é ensinado a lidar com as falhas, ninguém aprende no ensino básico que a falha fará parte da sua carreira, seja ela qual for. Poucas crianças aprendem que se um brinquedo quebrar tem conserto, normalmente é jogado fora e compra-se um novo, perdendo a oportunidade de aprender que quando as coisas não saem como planejamos ou como queríamos, não é o fim do mundo, é possível consertar. Esquecer e pensar em outra coisa nem sempre é a solução.

É claro que há momentos em que a única coisa a se fazer com o erro é assumi-lo e buscar soluções, e ainda sim é aprendizado. Não há nada mais honesto que assumir que realmente não é perfeito, que possui falhas e usar todo o seu potencial para buscar novas soluções. Seria audácia minha dizer que falhar é algo tranquilo, é óbvio que o mundo não nos deixa esquecer o quão pesado e triste é falhar.

Pense bem em um empreendedor que você admira, ou qualquer pessoa que você acredita ser um grande ser humano, uma pessoa que tenha conquistado muitos sonhos ou tenha sucesso na sua carreira. Certamente se você olhar por trás desse ser, verá uma grande história feita de alegrias e de falhas. Sim, não há nada mais humano do que falhar, e não há nenhum humano que não seja capaz de superar suas falhas e aprender com elas.

As falhas nos permitem rever nossas ações, pensar de maneira criativa em soluções, crescer e amadurecer, refazer algo da melhor forma possível, além de extrair de nós o que temos de melhor. A laranja dá o seu melhor quando é espremida.

Portanto, errar não é o fim do mundo, veja como uma oportunidade de melhoria. Se você tem cometido alguns erros, assuma-os e tome a responsabilidade, reveja a estratégia, as atitudes e o processo que tem feito. Suas falhas também fazem parte da sua história.


Greicy Fernandes

Posts Recentes
bottom of page