top of page

Autoconhecimento e liderança



No último final de semana participei de um módulo sobre autoconhecimento e desenvolvimento humano na pós-graduação. Achei muito interessante que todos os cursos oferecidos por essa instituição tenham esse módulo, pois independente da área de atuação, é importante que todo profissional se conheça e saiba lidar com pessoas com perfis diferentes e compreenda o valor que isso pode agregar em uma equipe.

Isso corrobora com o que falamos sempre aqui na Singulari. Em nosso programa de Escola de Líderes, por exemplo, o primeiro módulo é de autoconhecimento. Acreditamos que para você se desenvolver como líder precisa primeiro se conhecer: como você gosta de trabalhar, como toma suas decisões, a maneira como costuma se relacionar com os outros, entender seu estilo de liderança, etc. Ou seja, antes de você começar a olhar para o outro, precisa olhar para si.

Na Escola de Líderes utilizamos o MBTI como ferramenta de assessment para identificação de perfil e tipo psicológico (essa mesma ferramenta foi usada nesse módulo da pós-graduação que falei inicialmente). Eu particularmente gosto muito dessa ferramenta, pois ela identifica o seu perfil de preferência e o descreve, mas deixa claro que algumas características podem não corresponder a você, devido às diferenças individuais em cada tipo. O MBTI fala sobre seu estilo de trabalho, suas preferências no trabalho, seu estilo de comunicação e sua abordagem para resolução de problemas.

Esse processo de olhar para si, em conjunto com o MBTI e outras ferramentas, além da discussão de conteúdos a esse respeito, ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Refletir sobre isso ajuda também a pessoa na questão do equilíbrio emocional, a compreender sua capacidade de lidar com problemas e solucioná-los da melhor maneira possível.

Além disso, esse processo ajuda também a entender que as pessoas têm perfis diferentes e por isso trabalham de maneira diferente. Não há certo nem errado, mas sim estilos distintos. E esse entendimento é fundamental para uma posição de liderança. É muito importante que o líder compreenda como sua equipe trabalha, as preferências pessoais de cada um, o que cada membro pode agregar à equipe, como cada um se comunica, dentre outras características que ajudarão na gestão da equipe e no desenvolvimento de todos.


Suelen Scop de Ávila

Posts Recentes
bottom of page