top of page

O segredo do xadrez para desenvolver equipes

É isso mesmo! O jogo de Xadrez tem muito para nos ensinar sobre desenvolvimento de equipe. Existem algumas histórias associadas a origem do jogo, mas todas se referem ao tabuleiro como um ambiente de luta, batalha, em que se busca conquistar algo, e as peças representam personagens fundamentais nessa busca. Se olharmos com atenção, o xadrez nos dá uma lição além desse cenário. Podemos utilizar o jogo para compreender melhor o desenvolvimento da nossa equipe.

O jogo de xadrez só é possível se você conhecer cada peça e suas especificidades, existem peças que se movimentam somente para dois sentidos e peças que têm algumas limitações, esse é o segredo principal para iniciar a jogar xadrez. Você precisa conhecer bem a sua equipe, entender o perfil de cada colaborador, as suas habilidades, seus talentos e também suas limitações e dificuldades. Sem conhecer as peças fica muito complicado você jogar, pois movimentar as peças de maneira errada não levará você a lugar algum.


Muitas vezes você pode ter pessoas com grandes habilidades em sua equipe, mas não irá conseguir usar todo esse potencial se não os conhecer bem ou, até mesmo, poderá ter pessoas que estejam deixando de ser produtivas porque realizam somente atividades que geram muito incômodo para elas. Por exemplo, você tem na sua equipe uma pessoa que é bastante comunicativa, gosta de falar e trabalhar com pessoas, então você delega a ela atividades que exijam concentração, silêncio e a coloca para trabalhar em uma sala sozinha com o computador. Em algum momento a produtividade desse colaborador irá cair e sua insatisfação no trabalho irá aumentar, prejudicando assim o desenvolvimento da equipe como um todo.


Assim como no xadrez, na sua equipe cada peça é importante e você precisa entender o valor de cada um e onde cada um produz de maneira melhor. Se você está em uma posição estratégica precisa conhecer cada peça da sua equipe, entendendo que cada um é singular e fundamental para o resultado final. Bom jogo!


Deixe aqui embaixo seu comentário de como funciona na sua equipe ;)


Até mais.

Greicy Fernandes

Confira mais conteúdos sobre equipes:

Posts Recentes
bottom of page