top of page

Conflitos, ajudam ou atrapalham as relações pessoais?

Antes de responder esta pergunta preciso falar sobre as relações pessoais e o princípio disso tudo: as diferenças entre os indivíduos, que acabam gerando os conflitos.

Um dos, senão o maior, desafio dos líderes é administrar as relações interpessoais, de forma que os conflitos gerados sejam tratados adequadamente, permitindo que os objetivos do grupo, da empresa e também de cada indivíduo sejam atendidos. Não é nada fácil, certo?

Para mim, por não falarmos (ou termos medo de....) estas diferenças acabam “minando” as relações entre as pessoas, o que dificulta a busca de uma solução conjunta.

O tratamento correto destas diferenças de entendimento das situações (que geram conflitos) podem fazer com que elas se tornem intensas fontes geradoras de mudanças. Quando conversamos com as partes envolvidas podem surgir oportunidades de crescimento para ambas.

Por isso acredito que o conflito em si não é prejudicial, tudo dependerá da maneira como será interpretado e tratado.

Existem algumas maneiras de se solucionar os conflitos mas, sendo ele inerente ao ser humano, para se ter um bom “gerenciamento” é preciso sempre ouvir e entender como estão estas relações humanas.

Divergências sempre existirão e deverão sempre ser levadas em consideração no gerenciamento de conflitos, mas a antiga “lei da conversa” ajuda muito.

Discutir, dialogar, alinhar... não importa que palavra defina a troca de ideias sobre as diferenças entre os indivíduos, o que precisa se ter cuidado é em como criar a atmosfera propícia à discussão dos pontos de vista, de todas as partes envolvidas e baseada na confiança entre elas.

Chegamos ao ponto chave: confiança. Quando o grupo perde a confiança nas relações pessoais fica difícil sustentar a força e a coesão do grupo. Por isso gostaria de deixar para reflexão: o problema está no conflito ou na falta de confiança entre as pessoas do grupo?

Concluindo, para um líder gerenciar as diferenças, na realidade, ele precisa antes focar em fortalecer a confiança umas nas outras.

Posts Recentes
bottom of page