Quais as competências necessárias para um grande líder?

January 25, 2018

      A resposta da pergunta acima poderia ser uma lista infindável, pois a liderança abarca consigo tantas outras competências, comportamentos e atitudes. Neste post vou elencar 4 que acredito serem as mais necessárias.

 

  1. Autoconhecimento – fundamental para qualquer ser humano. É importante buscar ferramentas e avaliações que lhe auxiliem nesse processo. Quanto mais eu me entendo, mais eu entendo o outro e descubro a melhor forma de lidar com os demais.  A Suelen falou sobre a importância dessa competência nesse post bem aqui. O autoconhecimento equivale a máscara de oxigênio no avião, eu preciso primeiro colocar a máscara em mim, para depois ajudar os demais.

  2. Resiliência –  capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Numa analogia simples é buscarmos ser garrafas de água e não de refrigerante - Calma, leitor@, eu sempre explico. - Se você pegar uma garrafa de água e chacoalhar, o que acontece com a água depois? Ela continua lá, no mesmo estado que estava antes. Agora, se você chacoalhar uma garrafa de refrigerante, o que acontece depois? Vai explodir né? Pois é, não queremos isso. (Aqui tem um pouco mais sobre esse tema)

  3. Trabalho em equipe – saber lidar/aceitar/respeitar/integrar a diversidade que faz uma equipe é o que difere líderes de gestores. Um líder entende que a força da sua equipe está nas diferenças de seus integrantes e as explora de forma proveitosa. (Mais sobre esse assunto bem aqui)

  4. Humildade - consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade. Um líder não sabe tudo e ele não precisa saber tudo. É importante essa reflexão de reconhecer (o) que não sabe e quando necessário pedir ajuda.

   A lista de competências é muito maior, mas por ora vamos ficar com essas quatro. Que você possa desenvolver cada vez mais a sua própria liderança, independente do cargo/função que exercer.

 

Conheça nosso programa de desenvolvimento de liderança “Escola de Líderes”

 

Até o próximo post!

 

Rebeca Casanova Nogueira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…

December 19, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 15, 2019

September 17, 2019