7 dicas para estudar remotamente

April 7, 2020

Neste momento de isolamento social que estamos vivendo, o estudo remoto tornou-se necessário e ficou ainda mais forte. Muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre para estudar online, e mesmo as que não possuem tanto tempo disponível estão vendo essa migração para o remoto acontecer rapidamente.

 

As diversas plataformas de cursos online já existentes se posicionaram com uma gama de cursos gratuitos para facilitar o acesso das pessoas que estão em casa. Além disso, diversos treinamentos e cursos que antes eram presenciais mudaram seus formatos e se tornaram à distância.

 

A transformação digital chegou com tudo na área da educação. E não somente nos cursos e treinamentos pontuais, mas até na formação escolar, onde creches, escolas e universidades estão utilizando o ensino à distância para manter suas aulas ativas e continuar ensinando seus alunos, mesmo no momento de crise.

 

Para os alunos é importante entender que existem duas formas de estudo online: com aulas gravadas, onde não há interação com o instrutor/professor; ou com aulas ao vivo, com alguma ou muita interação com o instrutor/professor e até mesmo com os demais participantes. Nos dois casos é necessário que se tomem alguns cuidados para que o aprendizado seja realmente adquirido da melhor forma possível e seja efetivo.  

 

Aqui vão algumas dicas para este estudo online:

 

Faça um planejamento e organize-se

Fazer um planejamento de horários de estudo é fundamental, principalmente se as aulas forem gravadas, pois nesses casos costumamos relaxar um pouco por causa da flexibilidade existente. É importante então estabelecer uma rotina de estudo. Defina os dias, os horários, o que irá estudar e o que precisará para isso. Separe e organize seu material de estudo e arrume o espaço que utilizará. Mesmo no caso de aulas ao vivo, onde você não consegue escolher o horário, é importante que haja uma organização pessoal para que não perca a aula e para que esteja 100% concentrado naquele momento.

 

Tenha um local adequado

 

O local de estudo precisa ser adequado para este momento. Escolha um lugar calmo e sossegado, onde você consiga estudar com tranquilidade e sem interrupções. Cuidado também com a estrutura do local e com as questões ergonômicas – aqui vale um cuidado extra com a sua postura também. Certifique-se que ficará bem acomodado, com mobiliário e iluminação adequados.

 

Evite distrações

 

Mantenha o foco em suas atividades. É importante que sua atenção esteja totalmente direcionada para o estudo, por isso, procure ficar sentado e concentrar-se na aula. Deitar ou fazer outra atividade simultânea podem atrapalhar você. Tente manter o celular distante de você neste momento e se necessário comunique a alguém que irá iniciar seu horário de estudo. Mantenha distância também de televisão e outras distrações, evitando inclusive o uso das redes sociais no computador.

 

Tenha paciência

 

Como falamos anteriormente, a transformação digital chegou com tudo no mundo da educação. É claro que alguns já estavam preparados para isso, mas muitos ainda não. As instituições de ensino precisam se adaptar às novas ferramentas de trabalho. Além disso, estamos enfrentando problemas de conexão de internet com frequência, visto que a demanda aumentou drasticamente e as operadoras não esperavam por isso. Portanto, tenha paciência neste momento.

 

Seja participativo

 

Já está na aula e tudo está funcionando corretamente? Então aproveite ao máximo esse momento. Faça uso de chats, fóruns e todas outras funcionalidades semelhantes. A participação e a troca de conhecimentos e experiências enriquecem ainda mais nosso aprendizado. Utilize também esses meios de comunicação para tirar dúvidas e pedir ajuda se tiver com alguma dificuldade, seja em relação ao conteúdo ou simplesmente sobre o uso da tecnologia.  

 

Compartilhe e ensine

 

Ter um posicionamento ativo é realmente relevante e agregador. Alguns estudos e teorias – como as pirâmides do psiquiatra William Glasser e do educador Edgar Dale – demonstram que nossa aprendizagem é maior quando ensinamos. Quando você adquire um conhecimento durante a aula e depois repassa isso, você acaba treinando e reforçando aquilo que aprendeu. Em nossas rotinas normais isso acontece com certa naturalidade, pois estamos constantemente em contato com outras pessoas. Porém, com o distanciamento social, o estudo tem se tornado mais individual e por isso é importante que haja um esforço maior nesse sentido.

 

Abra a mente

 

Muitos de nós não estávamos acostumados a estudar remotamente – pelo menos não nesta escala – e, por isso, é comum que a gente enfrente alguns obstáculos. Um dos fatores positivos desse momento é a possibilidade de nos reinventarmos, de abrirmos a mente para novos hábitos e para novas ferramentas, além de aumentarmos a nossa flexibilidade e capacidade de adaptação. 

 

Bons estudos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E se o novo normal for melhor?

May 4, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes

May 29, 2020

Please reload

Arquivo