top of page

A importância de viver o hoje



Olá! Aqui estou novamente e hoje quero falar sobre um assunto que ultimamente vem martelando na minha cabeça, que é a importância de viver o hoje!


O ciclo da vida é muito claro e de forma geral todos nós passamos por ele. Nascemos, vivemos, morremos. Não tem outra saída. Mas parece que hoje em dia as pessoas se prenderam demais a isso e estão deixando coisas importantes passarem despercebidas.


É um conjunto de pensamentos do tipo: "daqui uns anos vou estar melhor"; "amanhã eu me importo com isso"; "quando eu tiver tal coisa serei mais feliz”, parece que a sociedade não se importa mais com o presente, não quer mais viver o presente.


Todos nós temos nossa rotina, geralmente é muito parecido para a maioria das pessoas: trabalho, estudos, família, grupos religiosos etc. Isso consequentemente faz com que as pessoas vivam no automático. Você não sabe mais o que está fazendo e muito menos o porquê de estar fazendo. Só está indo e voltando e repetindo isso todos os dias. Você não está mais tão conectado e é isso que devemos refletir: será que estamos presentes nas nossas atividades e relações ou não?


Precisamos entender que não devemos estar somente ligados ao que aconteceu na nossa vida, pois se fazemos isso ficamos presos no passado, conectados com momentos que aconteceram e que já passaram, e isso não nos faz perceber o novo acontecendo, acabamos não dando o devido valor ao nosso presente.


E tem também as pessoas que estão extremamente ligadas ao futuro, no que elas tem que fazer, no diploma que tem que conseguir, na carreira profissional que tem que conquistar, na família que tem que formar, ou seja, o “meu eu” ainda não existe, só daqui a um tempo. Essas pessoas não param para saber o que está acontecendo no presente, elas têm uma agenda para o futuro e é como se essa agenda fosse o guia da vida delas. E isso não está certo, pois é com quem você é hoje que você irá contar, e não com quem você será no futuro.


Você pode ter todas as estratégias, todos os cursos possíveis, mas você não terá o domínio da sua vida se você não estiver presente no que você está fazendo hoje. Se você viver de fato todas as emoções dos momentos da sua vida você estará presente.


O momento que você tem é hoje! Todos os dias algo muito bom é oferecido a nós, porém com a correria do dia a dia ficamos desatentos e nem percebemos, ou pior só damos atenção para os coisas ruins que aconteceram. A estabilidade mental não existe, temos que estar sempre administrando isso e a melhor forma de administrar isso é compreendendo a necessidade do momento, a necessidade do hoje. O que HOJE eu preciso fazer? O que HOJE eu tenho que viver? Pois amanhã, se Deus quiser, o dia vai amanhecer e nós iremos descobrir o que vamos viver amanhã. Tente todos os dias escolher um motivo que lhe mantem vivo e um motivo para ser grato.


A nossa vida é um presente divino e devemos estar mais atentos a ela hoje. Não negligencie a oportunidade que você tem hoje de lhe fazer bem. Aproveite a vida! Se olhe no espelho e pergunte a você mesmo “O que EU estou precisando? ” “O que EU posso fazer por mim hoje? ”. Se tem alguém que pode lhe ajudar é você mesmo. O outro com uma palavra amiga pode até lhe dar uma ajuda na hora de refletir, mas quem vai fazer a diferença na sua vida é você. E essa busca deve ser diária.


Hoje você pode amar mais, cuidar mais, deixar o ego falar menos, espalhar coisas boas pelo mundo, passar um tempo com sua família e amigos. Hoje você pode ser MELHOR!


"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." - Dalai Lama


Até a próxima.


Posts Recentes
bottom of page