top of page

5 dicas de como preparar sua transição de carreira




No post do blog da semana passada a Ydla compartilhou conosco a breve experiência que teve em uma outra área de atuação e isso me fez pensar em tantos conhecidos que fizeram uma real transição de carreira. E é sobre isso que eu gostaria de escrever hoje.

Este fenômeno vem acontecendo com cada vez mais frequência devido à diferentes fatores da sociedade atual: extinção de algumas profissões; aumento da longevidade e, portanto, de anos produtivos; maior busca por satisfação e prazer no trabalho. Independente da motivação, este processo costuma exigir planejamento.

Se você está considerando fazer uma transição de carreira, abaixo listo 5 dicas de como se preparar para isso:

1) Faça as pazes com suas decisões passadas

Uma das primeiras barreiras a ser vencida nesse processo de transição é aceitar as decisões que já foram tomadas no passado. Se o mercado naquela área encolheu, se a profissão deixou de existir ou se você simplesmente cansou de trabalhar em algo que não lhe traz prazer, já aconteceu. Não fique se lamentando. Decida o novo caminho que você gostaria de trilhar e se prepare para isso.

2) Busque autoconhecimento

O autoconhecimento é um dos pontos chave de uma transição de carreira bem-sucedida. É necessário compreender o porquê desta transição e saber que armas você tem a seu favor e que pontos jogam contra. Conhecer suas habilidades, competências, interesses, motivações e limitações lhe ajudam a tomar decisões de forma mais assertiva.

3) Estude o mercado

Muitas vezes o profissional se encanta com uma área de trabalho conhecendo apenas superficialmente. Antes de tomar a decisão de mudança converse com vários profissionais da área de interesse, faça cursos, entenda quais as maiores dificuldades encontradas, qual o investimento necessário. Se prepare ao máximo para enfrentar um novo mercado.

4) Faça um planejamento financeiro

Onde você quer chegar nesta carreira? Como você imagina que estará em 2, 5 e 10 anos? Para conseguir alcançar esses objetivos é necessário uma boa dose de planejamento. Primeiro financeiro: tenha em mente que dificilmente você iniciará ganhando muito dinheiro, então faça uma reserva financeira. Muitos negócios fecham nos dois anos iniciais por falta de capital de giro. Considere receber investimento, se for o caso.

5) Prepare-se emocionalmente

Outro ponto importantíssimo de planejamento é o emocional. Mesmo que você planeje essa transição nos mínimos detalhes é possível que nem tudo saia como esperado. Portanto, tenha segurança e convicção da sua decisão, mantenha o foco e saiba lidar com a frustração. Desenvolva capacidade de resiliência e transforme os obstáculos em oportunidades de aprendizado.

E aí, pronto para seguir um novo caminho?

Posts Recentes
bottom of page