top of page

Mudança profissional: desafios a serem enfrentados


O novo nos tira da nossa zona de conforto e nos obriga a mudar o nosso ponto de vista, o nosso modo de pensar e agir. O que antes era confortável e habitual, hoje é desafiador e incomum, o que outrora era compreendido e executado de forma rápida, agora vai exigir um tempo maior de compreensão e, consequentemente, de execução.


A escolha de mudança de área profissional nem sempre é encarada como uma decisão simples, pois além de exigir novas habilidades, também pode gerar grande insegurança e muitos medos. Afinal, temos receio do que não conhecemos. É um processo que exige o desenvolvimento de forte resiliência e uma dose de autoconfiança.


Em 2016 eu optei por mudar de área, sair de um campo em que eu tinha quase quatro anos de experiência para assumir atividades nunca vivenciadas. Um grande desafio, que me proporcionou um leque de novos conhecimentos e me acrescentou muito profissionalmente. Não estava mais na minha zona de conforto. Tive que encarar o medo de não superar as expectativas geradas em cima da nova função, assim como também tive que aprender a controlar a ansiedade em querer aprender tudo em um espaço curto de tempo.


Tudo é levado em consideração nesse processo transitório, desde o nosso estado emocional até o anseio em adquirir novos conhecimentos. Estar aberto ao desconhecido é muito importante no processo de aprendizagem com o outro. Ter em mente que sempre podemos aprender mais e que todo conhecimento que ajude no nosso crescimento profissional é bem-vindo.


E no fim dessa transição o mais gratificante é a sensação de dever cumprido. É olhar para trás e perceber que a bagagem que você carrega também te auxilia com o novo e que o aprendizado adquirido te acrescenta vantagens para um futuro de oportunidades.

Posts Recentes
bottom of page