top of page

Team building? O que é isso, afinal?

No último mês realizamos o trabalho de team building com dois clientes e algumas pessoas entraram em contato conosco para entender melhor esta estratégia de treinamento.

O termo “team building” significa construção de time e trata-se de uma combinação de atividades realizadas com o objetivo de despertar o espírito de equipe de colaboradores de uma mesma empresa ou setor. Estas atividades geralmente acontecem em um ambiente ao ar livre, fora do contexto de trabalho e expõe os participantes a situações diversas - e às vezes extremas, dependendo da estratégia escolhida.

Percebemos que pessoas que trabalham diariamente juntas muitas vezes se conhecem pouco quando são colocadas frente a desafios que exigem um nível de interação e cooperação além da rotina habitual. E para construir um time realmente integrado e produtivo é necessário estabelecer laços mais profundos de relações profissionais e pessoais entre os colaboradores.

Além disso, características como tomada de decisão, solução de problemas, autoconhecimento e compromisso são exigidos no ambiente corporativo, mas dificilmente são trabalhados e desenvolvidos de maneira sistemática.

Assim, o team building é uma estratégia que visa tornar equipes melhores e mais produtivas por meio de fortalecimento de relações, desenvolvimento de habilidades comportamentais e facilitando reflexões sobre a conduta diária no ambiente de trabalho. A motivação vem em consequência da experiência durante a condução do trabalho, mas nunca é o objetivo principal desta estratégia.

O team building pode ser aplicado em todos os modelos de equipes, independente da fase de maturidade: uma equipe que está sendo montada, uma equipe que está passando por problemas, uma equipe que está em fase de reorganização ou mesmo em equipes que estejam totalmente entrosadas. O importante é compreender a fase da equipe e montar uma estratégia apropriada para alcançar os objetivos desejados.

Agora basta separar um dia na agenda e colocar o seu time em movimento!


Luciana Nogueira

Posts Recentes
bottom of page