top of page

Gestão Espiritualizada

Vamos falar sobre Gestão Espiritualizada? Já ouviu falar? Sabe o que é?

Aposto que sim, talvez até faça a sua gestão dessa forma e nem sabe. Foi o que aconteceu comigo. E confesso que quando ouvi o termo, torci um pouco o nariz e achei que fosse algo muito diferente.

O nome “espiritualizada” assusta/incomoda um pouco né? Porque nossa primeira reação é associar a espiritualidade à alguma religião, e já adianto, não tem nada a ver.

Gestão espiritualizada nada mais é do que – rufem os tambores - a busca pelo propósito, seja individual ou da organização. Quem é leitor antigo sabe que não é de hoje que o time da Singulari debate esse assunto. A Singulari foi fundada com base nesse conceito, só desconhecíamos o nome.

Espiritualizar a gestão é enxergar a organização no seu sentido mais humano, entendendo que a mesma possui uma razão de ser (propósito) e que deve ter itens fundamentais: missão, visão e valores (MVV), que corroboram para a materialização do propósito. Ao mesmo tempo que esses itens passam a ter um papel mais ativo no direcionamento do estilo de gestão. Diferente de tempos passados em que esse trio era utilizado – em parte das empresas - apenas para enfeitar um belo quadro na parede, hoje essa tríade deve ser vivida. Ela sai das palavras bonitas do quadro e se transforma em ações do cotidiano de todos os colaboradores.

O Propósito e MVV devem ser comunicados a todos os níveis da organização, para que cada um entenda sua parcela de contribuição na concretização dos mesmos e para que verifiquem se o propósito da empresa condiz com o seu propósito pessoal.

Ajudei a entender um pouco mais sobre gestão espiritualizada? Se ainda tiverem dúvidas, venham tomar um café e conversar um pouco mais sobre esse assunto com gente na nossa nova casa.


Rebeca Nogueira

Posts Recentes
bottom of page