Cultura Organizacional: Teoria dos 4 Cs

March 3, 2017

Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. A cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados por seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. E são estas as características que definem as políticas e práticas corporativas.

 

Para melhor compreender as características culturais da empresa existe uma teoria chamada Competing Values Framework (CVF) que consiste em avaliar valores conflitantes e integrá-los com sucesso para que a organização se mantenha aberta à colaboração e ao crescimento.

A CVF foi apontada como um importante marco na história da empresa segundo o Financial Times. Esta teoria foi estudada e testada em organizações por mais de 25 anos e é atualmente usada por centenas de empresas ao redor do mundo. Ela foi desenvolvida em resposta à necessidade de um modelo amplamente aplicável, que promoveria a liderança de sucesso, melhora da eficácia organizacional e criação de valor corporativo.

 

A estrutura básica é constituída de duas dimensões: uma vertical e a outra desenhada horizontalmente, resultando em quatro quadrantes. Ao estudar a eficácia das organizações mais de duas décadas atrás, foi percebido que algumas organizações eram mais eficazes demonstrado flexibilidade e adaptabilidade, mas outras organizações conseguiam destaque com estabilidade e controle. Do mesmo modo, descobriu-se que algumas organizações foram eficazes mantendo processos internos eficientes, enquanto outras foram efetivas mantendo-se bastante competitivas e se posicionando externamente.

 

Dentro dos quadrantes as características culturais enumeradas foram: Colaboração, Criatividade, Controle e Competição.

 

 

 

Segundo esta teoria é possível mapear a cultura predominante de cada empresa usando questionário específico. Empresas que têm como características coesão, participação, comunicação e autonomia, tendem a ser classificadas no quadrante de Colaboração. Organizações com grande capacidade de processo, controles, mensuração, no quadrante Controle. Empresas com grande adaptabilidade, criatividade, agilidade e empreendedorismo enquadram-se em Criatividade. E as organizações com foco em resultado, produtividade e competitividade em Competição.

 

Saber identificar a cultura de sua empresa é fundamental para tomar decisões estratégicas como contratações, promoções, estabelecimento de políticas e práticas. E você, consegue identificar a cultura da empresa onde trabalha?

 

Luciana Nogueira

 

 

 

 

 

 

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