Como você está selecionando seus colaboradores?

April 26, 2018

    Em posts anteriores escrevemos sobre a preparação para um processo seletivo. Contudo, o conteúdo estava voltado para aqueles que seriam participantes do processo seletivo. Esse post se destina ao outro lado da moeda, os que estão fazendo/conduzindo a seleção.

    Elenquei alguns pontos que acredito ser de extrema importância para um processo seletivo saudável e de sucesso. 

 

  • A seleção é uma via de mão dupla: costumamos ressaltar, com frequência, esse tópico. Seja durante os nossos processos seletivos ou nos treinamentos que realizamos. Digo isso por que algumas empresas costumam achar que são as únicas detentoras do poder de escolha num processo de R&S. Grande erro, uma vez que os candidatos também possuem esse poder. Eles podem, e devem avaliar a empresa ao longo do processo e decidir se gostariam ou não de fazer parte da mesma. Assim como a empresa avalia o CV do candidato, o mesmo também avalia o CV da empresa.

  • Percepção da marca: esse tópico tem relação direta com o anterior. Que tipo de pessoas a sua marca está atraindo? Como a sua marca é percebida pelo mercado e pelos futuros candidatos? Algumas empresas são “top of mind” na hora de atrair os melhores talentos disponíveis do mercado, outras já nem tanto. Aqui cabe a máxima de “Não basta ser bom, tem que parecer ser bom”. Seus pontos positivos enquanto organização devem ser comunicados ao grande público e internamente.

  • Ambiente: como é o seu ambiente de seleção? E aqui me refiro ao ambiente físico mesmo. Como que os candidatos são recebidos pelo seu ambiente? É bem iluminado, refrigerado, as cadeiras são confortáveis? Tem lugar para sentar e aguardar? Ou eles vão ter que ficar em pé aguardando? Para ter certeza se o ambiente está adequado, pergunte-se se você gostaria de ser candidato da sua própria empresa. Imagino que a resposta vai lhe dizer muito. Não esqueça do primeiro tópico: via de mão dupla.

  • Acolhimento: o pensamento aqui é o mesmo para o tópico 3, mas com uma ênfase maior no contato pessoal. Qual o cuidado e atenção que você com os indivíduos que participam do processo? Para você pode ser só mais um CV/CDD, mas para aquela pessoa pode ser a chance de melhorar de vida.

  • Retorno: Aqui na Singulari trabalhamos com a política de SEMPRE darmos retorno aos candidatos que participam dos nossos processos seletivos, seja positivo ou negativo. Entendemos que é o mínimo que podemos fazer por eles. Porque é o que gostaríamos que fizessem conosco. Dar retorno é uma atitude de respeito para com o outro ser humano.

 

    Espero, como sempre, ter ajudado no processo de desenvolvimento de vocês!

 

    Qualquer dúvida estamos por aqui, é só vir nos visitar.

 

Rebeca Casanova Nogueira

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…

December 19, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 15, 2019

September 17, 2019