Ciclo de criação de valor sustentável

February 28, 2018

   Aqui pela Singulari gostamos muito de combinar teoria com prática em nossos serviços, buscando sempre equilibrar os dois pontos. E hoje quero apresentar para vocês a teoria que fundamenta a nossa Escola de Líderes.

 

   Usamos o Ciclo de Criação de Valor Sustentável (CCVS) como guia mestre para os conteúdos de nossos encontros de sábado. O CCVS foi criado pela &samhoud, empresa de consultoria holandesa, com o intuito de organizar o processo de criação de valor de uma organização. Acreditamos que os mesmos princípios podem ser utilizados para a formação de líderes, uma vez que ou eles contribuem para a criação de suas próprias marcas ou para a das organizações onde trabalham.

 

   O ciclo é dividido em seis etapas, que não necessariamente precisam ser seguidas na ordem apresentada abaixo:

  1. Mobilize energia: para criar e/ou mudar algo é preciso mobilizar a energia dos indivíduos envolvidos no processo. É muito comum as pessoas estarem tão habituadas com o processo atual que não enxergam a necessidade efetiva de mudar. Para conseguir mobilizar essa energia você pode trabalhar de duas formas, através do (1) Senso de Urgência ou do (2) Senso de Entusiasmo. Ambos vão mexer com as emoções dos participantes, contudo o primeiro tende a ser um tanto mais incomodo do que o segundo.

  2. Assuma responsabilidade: a liderança deve estar diretamente envolvida no processo de mudança, não adianta só dizer “Mudem!” e ficar lá sossegado no seu canto. Não é assim que funciona. Se o líder não se movimentar para mudar, os colaboradores vão entender que a mudança não é tão importante assim.

  3. Estabeleça a direção: nessa etapa define-se o mapa do tesouro, o caminho a ser seguido nesse processo. E vale usar todas as ferramentas disponíveis para planejamento (Canvas, BSC, SWOT, 5W2H e tantas outras). Aqui o importante determinar a rota.

  4. Faça acontecer: essa etapa é tão importante quanto a anterior, pois de nada adianta ter um planejamento estratégico completo se ele não for executado. Para isso é importante transformar itens como Missão, Visão e Valores em atividades práticas do cotidiano dos colaboradores.

  5. Inspire outros: quando você tiver conquistado algo, celebre, comemore e compartilhe suas boas práticas com o mundo. Afinal de contas, conhecimento só é bom se for compartilhado, para que cada vez mais pessoas/organizações estejam fazendo coisas boas para seus stakeholders.

  6. Mude holisticamente: essa etapa pode acontecer a qualquer momento sempre que se julgar necessário um ajuste de curso. Para isso acontecer de forma sustentável é preciso que tenhamos líderes bem preparados, times de alta performance e que sejamos capazes de gerenciar essas mudanças.

   Dentro do programa de Escola de Líderes, cada etapa dessa é discutida a fundo e as competências necessárias para a execução de cada uma delas são trabalhadas de forma prática através das dinâmicas de grupos e das ferramentas disponibilizadas.

 

   Se interessou pelo Ciclo de Criação de Valor ou pelo Programa de Escola de Líderes? É só mandar um e-mail ou comentar aqui abaixo, que entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas.

 

Espero ter contribuído!

 

Rebeca Casanova Nogueira

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…

December 19, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 15, 2019

September 17, 2019