‹script id="0800Eugenio" data-keyword="#singulari_consultoria_eugenio_singulari_teste" src="https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/0800eugenio/widget/widget.js"› ‹/script›
top of page

Aumentando as possibilidades



Esta semana fui abordada por alguns profissionais querendo entender o papel do Mentor neste mundo que vivemos hoje, com uma nova realidade mundial complexa, onde não cabem os chamados líderes-heróis, solitários ou diante de situações complexas que só podem ser resolvidas com abordagem e instrumentais complexos.


Quem me conhece sabe que adoro histórias e mais do que isso gosto de “viajar um pouco” para buscar entendimento das relações que temos com passado, vivendo este presente tão complexo, mas sem perder de vista os caminhos para o futuro.


Por isso quero lembrar que quando passeamos pela antiga Grécia, vamos encontrar a figura do Mentor em vários personagens: Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles entre outras “grandes” referências. Eles foram como um guia para outras pessoas.


Entendendo então, que esta estratégia não é assim tão nova, por que isto ainda traz resultados tão significativos nos dias de hoje?


Porque o Mentor tem o desafio de provocar e transformar a forma com que encaramos e reconhecemos nossas relações. Sim, nossas relações, buscando a ampliação de visão de si mesmo, das pessoas, das organizações e do mundo (sem limites, portanto).


Mas agora, utilizando ferramentas que vão ajudar o Mentorado a entender seu propósito, identidade pessoal e institucional, a forma com que entende o que acontece a sua volta, a assertividade da comunicação e a ética.


Vale ressaltar aqui que a mentoria não tem capacidade de motivar o indivíduo, mas pode mover o mentorado à ação através de provocações direcionadas, que permitam que ele identifique os próprios talentos e recursos para superar os desafios que escolhe enfrentar. Conseguindo assim ter mais eficiência através de escolhas mais assertivas.


A mentoria, com certeza, é uma maneira de aumentar as possibilidades de sucesso, por meio da resolução de problemas em um menor espaço de tempo.

Comments


Posts Recentes
bottom of page