A importância de aprender linguagens de programação

Como sabemos, inglês é de suma importância no Mercado de Trabalho, mas será ele suficiente para nos manter com vantagens no mundo tecnológico que evolui exponencialmente?

Bom, minha especulação é que não. Eu, como estudante de Economia, no meu primeiro semestre na faculdade perguntei ao meu professor de cálculo I o que eu precisava para ser uma economista melhor e ele me respondeu: Aprende Python! E lá fui eu quando a pandemia estourou, sem estágio e expectativas, fazer um curso online. Então ao início de novembro fui contratada pela Singulari.

O ponto da minha história é que inglês não me garantiu uma vantagem durante a entrevista de emprego, programação sim. E ela não é somente uma habilidade de currículo, mas um automatizador. Certos profissionais não veem a necessidade de aprender programação devido a inaplicabilidade em suas áreas. Porém digo, eles estão se enganando. Por exemplo, eu fiz um código em Python para filtrar candidatos em um banco de talentos com milhares de pessoas, um profissional de Recursos Humanos economizaria horas a fio com algumas linhas de código.


Agora algumas vantagens de aprender programação:


1. Trabalhar com Dados Estratégicos


Para quem é novo quando o assunto é programação, temos uma área interdisciplinar chamada Ciência de Dados. Nesta, reunimos informações, extraímos dados uteis e assim com base em análise podemos tomar uma decisão do caminho a seguir. Na ciência de dados não é necessário especialização e é indicado para todos os profissionais que desejam identificar padrões ou correlações com os dados que possui.


2. Automatizar processos


Essa é a parte que mais faz economizar tempo em atividades maçantes e demoradas. Com algumas linhas de código é possível obter uma facilitação na realização de tarefas. Por exemplo, o envio de e-mails programados, filtrar dados de uma planilha de Excel, mensagem automática no WhatsApp entre outras.


3. Treinar Raciocínio Lógico


Além dos benefícios profissionais, programação é um bom treino para o cérebro, aumenta sua capacidade de resolver problemas e identificá-los mesmo sendo um problema minúsculo. Escrever códigos nada mais é do que fazer o computador entender o que você quer dizer, este não permite erros como um ser humano então é seu trabalho minuciosamente explicar através de códigos bem estruturados.


4. Mostrar Versatilidade ao empregador


Chegar um belo dia para seu chefe e mostrar uns novos truques tecnológicos que você aprendeu no final de semana deve com certeza impressioná-lo. Assim como saber fotografar, editar fotos e vídeos, conseguir tornar trabalhos mais eficientes ou economizar o tempo da equipe vai fazer lhe ganhar uns pontos a mais e mostrar que aprender coisas novas não é um problema.


Com o mundo mais corrido do que nunca, novas habilidades que nos permitam ganhar um tempinho no dia a dia são sempre de grande ajuda. Espero que este artigo tenha feito você pensar em aprender a língua dos computadores.


Laryssa Guedes


Posts Recentes