Equilibrando-se

April 5, 2018

   O som do alarme avisa que mais um dia está para começar, esse som que nos lembra a quantidade de papéis que temos que assumir, os compromissos do dia, o que ficou pendente do dia anterior, as contas que precisam ser pagas, o aniversário de alguém importante, o almoço que precisa levar para o trabalho, as crianças que precisam ser deixadas na escola, e muitas outras atividades que são peculiares em cada residência.

 

   Cansou? E ainda nem levantamos da cama. 

 

 

   Talvez você tenha se identificado com alguns dos pensamentos descritos acima, por mais que não sejam necessariamente esses que passam por sua cabeça na primeira hora do dia, certamente não são poucos. Iniciamos o dia com tantas cobranças, e passamos o dia na famosa “correria”. Sim a maior parte da população vive uma rotina frenética, normalmente nunca estamos presentes, sempre em um lugar e pensando no que tem que fazer depois disso, ou o que terá que fazer amanhã.

 

   Mas pare um pouco. Porquê? Por que tanta correria? Talvez você pense, ‘lá vem aqueles discursos poéticos de aproveite a vida, viva cada momento, seja feliz’, obviamente que são coisas importantes a considerar, mas não é disso que quero falar. Gostaria de promover a reflexão do quanto somos capazes de levar uma vida equilibrada, sim, de nos organizarmos de modo a sermos pessoas produtivas e ter qualidade de vida.

 

   Equilíbrio, uma palavra tão leve e ao mesmo tempo tão pesada. Segundo o dicionário é o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional. Então, o trabalho, o tempo com a família, as responsabilidades, os seus hobbies, têm sido distribuídos de maneira proporcional? Nós seres humanos, tendemos a criarmos diversas justificativas, talvez você já esteja bolando algumas para se defender. Acalma, não vai precisar disso.

 

   Vamos sair da posição de defesa e pensar no que é possível fazer para buscar esse equilíbrio. Se você ainda não se encontra nesse estado, provavelmente existe algo na sua rotina que tem demandado mais tempo do que outras coisas, certamente será necessário trabalhar a administração do seu tempo, buscar ser mais produtivo e otimizar mais o seu dia.

 

   Pense nas formas de ser mais produtivo, se conheça, entenda em que situação você perde o foco, qual a melhor maneira para você começar e terminar uma tarefa, algumas pessoas optam por ouvir música, desligar o celular, abrir somente abas que estiver usando na hora, enfim, você precisa se conhecer e saber como você funciona para ser mais produtivo.

 

   Otimize o seu tempo, talvez usando uma agenda, colocando lembretes no seu celular, hoje tem tantos aplicativos para se organizar, faça checklists diários do que precisa fazer, crie métodos que seja real para você, que você consiga se adaptar da melhor maneira possível. Separe tempo para cada coisa, escolha suas prioridades, assim vai trabalhar uma questão de cada vez.

 

   Muitas vezes a ansiedade em resolvermos tudo o que precisamos resolver, nos paralisa. O importante é entender que você tem o controle do seu dia, não a ansiedade, ou os problemas, mas você. É obvio que não é um processo fácil, mas é importante na busca por equilibrar a sua vida, e para você não passar a semana toda esperando ansiosamente pelo sábado e domingo.

 

   Ah e não esqueça de encontrar espaço para os seus sonhos, seus hobbies, sua saúde e principalmente para você. Ter uma vida equilibrada depende de você. Faça você, o seu dia mais produtivo e divertido, que as coisas façam sentido, e não deixe somente a vida te levar. Espero ter ajudado você a refletir um pouquinho sobre o equilíbrio na sua vida, desejo sucesso!

 

Greicy Fernandes

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…

December 19, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 15, 2019

September 17, 2019