Home Office e comunicação

Estar distante fisicamente de sua equipe pode, para quem não está acostumado(a), desestabilizar e até atrapalhar um pouco o andamento das suas atividades. Aqui na Singulari, por exemplo, era bem comum a prática de puxar uma cadeira para sentar-se do lado da colega para trocar uma ideia sobre determinado projeto, próxima aula da Escola de Líderes ou mesmo assuntos aleatórios. O fato de não conseguirmos fazer mais isso foi, no mínimo, interessante para que pudéssemos (1) valorizar nossas interações enquanto time e (2) descobrir novas formas de trocar ideias.

Nos tempos em que vivemos, onde a maioria, senão todas as empresas tiveram que adotar a prática de home office, uma das ferramentas fundamentais para o bom desempenho das equipes se torna ainda mais importante: a comunicação.

Fiz uma busca por formas de melhorar a comunicação para a equipe da Singulari e decidi compartilhar aqui com vocês também. Afinal conhecimento só é bom se for compartilhado, não é mesmo?

  • Crie um cronograma de encontros/reuniões com a equipe, isso ajudará a manter o fluxo de informações. O fato de estarmos distante fisicamente não deve ser impedimento para trocarmos ideias e conversamos sobre os projetos que estão em andamento.

  • Agende conversas individuais com os membros da equipe. É fundamental saber como cada um está reagindo frente ao novo cenário. Uns podem estar levando mais tempo para adaptação e vão precisar de suporte. Seja do líder ou da equipe.

  • Em tempos de mensagens escritas devemos exercer a tolerância e assumir, sempre, a melhor das intenções nos textos. Sem o olho no olho pode ficar mais difícil interpretar o significado e tom da mensagem.

  • Estar em home office não significa, necessariamente, que o colaborador estará sempre disponível para responder mensagens de forma imediata. Então, ao invés de mandar um “Oi, pode falar?” seria melhor mandar a solicitação por completo, “Oi XXX, tudo bom? Eu terminei o relatório da empresa Y e já coloquei lá na pasta. Quando você tiver um tempo pode revisar? Lembrando que precisamos enviar para o cliente até as 17h da sexta.” Dessa forma a pessoa já consegue seguir com a tomada de ação necessária.

  • Deixe claro para os demais membros da equipe a sua disponibilidade. Avise quando estiver começando a trabalhar, quando for fazer uma pausa/almoçar e quando encerrar suas atividades.

  • Utilize os canais oficiais de comunicação escolhidos pela empresa e evite mandar mensagens privadas para os demais membros. Pode ser que a informação que vocês estão trocando seja de interesse e tenha impacto na atividade de outras pessoas também.

  • Crie momentos de diversão para a equipe, pode ser um happy hour, um jogo online, o que tiver mais a cara da sua equipe. Esses momentos ajudarão a fortalecer os vínculos e colabaram para aliviar um pouco a tensão que temos vivido.

As ações acima só terão efeito se exercitarmos um combinado de empatia, tolerância e paciência. O momento é novo para todo mundo, empresas e colaboradores. Os planos que até semana passada faziam sentido, hoje já não fazem. É preciso caminhar juntos para conseguir passar por isso e sair melhor do outro lado.

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