top of page

Maneiras de proteger sua saúde mental em meio a pandemia

Você pode estar se sentindo preocupado, sozinho e estressado com a situação atual em que estamos vivendo frente a uma pandemia e um futuro incerto, essas emoções podem dar alguns alertas no seu corpo como: dor no peito, dor de cabeça, falta de ar, batimento cardíaco irregular ou mais rápido... esses são alguns dos sinais da ansiedade e é importante estar em alerta e conhecer a si mesmo.

Essas informações podem ajudar caso você:

  • Esteja se sentindo ansioso ou preocupado com o corona vírus

  • Ficando em casa e evitando lugares públicos, seguindo as orientações do governo

  • Está se isolando porque você, ou alguém que mora com você, apresentou os sintomas da doença

Ajude

Como estão aqueles que vivem a sua volta? O impacto de ajudar atinge ambos os lados, essa atitude pode fazer uma enorme diferença em como você está se sentindo também. Procure ONGs da vizinhança ou da sua cidade que estão precisando de alguma ajuda ou participe de um trabalho voluntário que possa ser feito online.

Filtre

Num mundo onde sempre estamos conectadas as informações vem de todos os lados e de maneira mais rápida do que nunca. Algumas pessoas consideram importante se manter informado a maior parte do dia, porém algumas outras podem experenciar uma ansiedade intensa e isso se torna um problema. Foque naquilo que você tem controle, incluindo onde buscar essa informação e a quantidade que você está consumindo, avalie práticas que podem ajudar na sua saúde mental, se conhecer se tornou mais importante do que nunca.

Ocupe-se

Manter a mente ocupada parece estar sendo mais difícil que o habitual, mesmo agora em que estamos tendo mais tempo livre para praticar tantas outras coisas. Manter a mente ocupada e criativa é uma atividade mais fácil que possamos imaginar. Procure receitas novas, jeitos diferentes de fazer algo que está acostumado etc.

Relaxe

Nossa mente continua trabalhando e processando todas informações que ingerimos no dia, na semana e no mês. Busque relaxar através de yoga ou meditação, o controle da respiração adquirido através dessas práticas ajuda nas crises de ansiedade. Existem apps para celular como meditopia, para meditação guiada, e para aqueles que tem óculos de realidade virtual existem jogos que você pode meditar em ambientes diferentes te dando a possibilidade de fugir do cotidiano.

Converse

Se mantenha conectado com pessoas próximas, realize jogos virtuais com seus amigos e promova happy hour virtual para distrair a mente, porém também é importante falar sobre o que você está sentindo e contar suas preocupações. Com o distanciamento social houve abertura para mais canais de terapia online, buscar ajuda profissional é importante para nos ajudar a entender os turbilhões de emoções que estamos sentindo nesse período de crise.

Descanse

Uma boa qualidade de sono faz uma enorme diferença em como você se sente mentalmente e fisicamente. Se você está com dificuldades para dormir tente cortar alimentos que possuem cafeína e ative a opção “night shift” no celular 3 horas antes de ir para a cama, essa alteração inibe a emissão da luz azul do aparelho eletrônico, que estimula o cérebro a manter mais tempo ativo.

Conteúdos que você também pode se interessar:

Posts Recentes
bottom of page