Como se adaptar ao home office

March 17, 2020

Diante da atual pandemia do COVID-19 e recomendações de distanciamento social, várias empresas estão adotando um regime novo de trabalho: o home office. Porém se engana quem imagina que o trabalho será mais fácil ou até menor. Por se tratar de uma novidade para a maioria separamos algumas dicas de como tornar essa experiência tão produtiva quanto no escritório.

 

ORGANIZE SEU LOCAL DE TRABALHO

Em nosso dia a dia estamos acostumados com uma configuração para realizarmos nosso trabalho. No home office não pode ser diferente. Prepare o espaço que você vai realizar seus afazeres durante esse período de distanciamento social e tenha certeza que você tem tudo o que precisa nele.

 

CRIE UMA AGENDA

Organizar as atividades que devem ser feitas é essencial para o controle de seu trabalho. Liste suas tarefas e obrigue-se a cumpri-las. É uma forma de manter a disciplina e produtividade mesmo em casa e de fazer com que o home office não se transforme em um fardo.

 

TIRE O PIJAMA

Alguns especialistas afirmam que psicologicamente não é uma boa ideia trabalhar de pijama. A produtividade fica ameaçada uma vez que isso passa uma mensagem subconsciente de relaxamento, tornando o cérebro improdutivo. O conforto extra pode lhe deixar mais lento, o que abre brechas para a distração. O mais indicado é vestir roupas leves – exceto em casos de reuniões virtuais, que demandam traje adequado.

 

DEIXE CLARO PARA SUA FAMÍLIA

Explique que você não está de férias. É apenas uma precaução tomada para prevenir uma catástrofe em nosso país. Se julgar necessário (e às vezes é) tranque a porta e deixe um recado fora lembrando a todos que você está em seu horário de trabalho.

 

ESTABELEÇA SUA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO

Trabalhar de casa tem como grande vantagem poder escolher seu horário. Isso funciona ainda melhor para quem se sente mais produtivo pela noite. Defina seu horário de trabalho e o siga à risca. Isso evita uma sobrecarga e garante um bom desempenho.

 

EVITE DISTRAÇÕES

Lembre-se que home office é pura autogestão. Estando em casa navegar na internet pode parecer muito tentador, porém tenha em mente que você está em seu local de trabalho. Evite mexer muito no celular e deixar muitas abas abertas no navegador. Pequenas distrações no fim do dia podem levar a horas de trabalho desperdiçadas.

 

FAÇA PEQUENAS PAUSAS

Aquela levantada para ir ao banheiro, tomar aquele cafezinho ou até mesmo espairecer um pouco também são hábitos que devemos manter ao trabalhar de casa. Esses momentos são fundamentais para esvaziar a mente e começar uma próxima tarefa com maior foco. Home office pode ser desafiador para sua produtividade e tudo bem. Tire um momento para dar oi para sua família, brincar com seu animal de estimação ou ler algumas páginas daquele livro que você nunca terminou.

 

COMUNIQUE-SE

Utilize ferramentas que ajudem na comunicação com sua equipe e deixe todos a par de seu trabalho. Experimente no final de cada dia separar alguns minutos para conversar e alinhar tudo que foi produzido. Algumas ferramentas gratuitas para essa interação: Microsoft Teams, Slack ou até mesmo grupo de WhatsApp.

 

E, por fim, tenha paciência e compreensão. Qualquer processo de mudança traz consigo desafios e aprendizados. Não esqueça de mesmo em casa tomar os devidos cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde. Lave as mãos por pelo menos 20 segundos, evite ficar tocando olhos, nariz e boca, limpe superfícies de contato frequente e cubra o rosto ao espirrar ou tossir. Seja exemplo e cuide de todos ao seu redor.

 

A youtuber Dóris Baumer fala um pouco mais sobre dicas de como trabalhar em home office. Confira!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E se o novo normal for melhor?

May 4, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes

May 29, 2020

Please reload

Arquivo