top of page

Aos introvertidos, um mini guia de extroversão

Que os introvertidos têm poder, isso a maioria de nós já sabe! Os que ainda não sabem podem dar uma olhada nesse TedTalks maravilhoso aqui (ted.com/talks/susan_cain_the_power_of_introverts).

Pessoas com perfil introvertido tem um grande poder de observar mais seu entorno e assim trazer observações mais ponderadas sobre alguma situação. Esse é apenas um dos muitos poderes desses seres. Ainda assim, introvertidos acabam recebendo alguns rótulos não tão agradáveis e muitos seguem numa busca infindável de tentar ser mais extrovertidos, porque é o que a sociedade “espera”.

Pois bem, meus/minhas car@s introvertid@s, esse post é para que vocês consigam desenvolver um pouco mais o lado da extroversão de uma forma introvertida! Ficou confuso? Segue lendo que vai ficar fácil.

Compartilho abaixo algumas dicas que li recentemente em uma coluna que acompanho no Medium (ferramenta maravilhosa para consumir conteúdo).

  1. Perceba e reconheça as pessoas ao seu redor: um bom contato visual, um simples sorriso de “Olá!”, um segurar de porta para outros passarem, são maneiras de você mostrar ao outro que você o vê. Em um mundo cada vez mais conectado em telas, ações como essa contam muito.

  2. Melhore na segunda impressão: nem sempre conseguimos entregar uma boa primeira impressão. Para isso existem segundas chances, algo interessante seria mandar para a pessoa uma recomendação de livro, artigo ou até mesmo filme sobre o assunto que vocês conversaram inicialmente. É muito difícil não gostar de alguém que tira um pouco do seu tempo para pensar no outro.

  3. Acompanhe os acontecimentos dos outros (veja bem, não é stalkear): torne sua capacidade de observação em um grande poder e depois de uma conversa com alguém, anote os grandes fatos que ela comentou – um novo emprego, aniversário, lançamento de um produto, casamento, defesa de mestrado. Poucas pessoas dedicam tempo real para mandar mensagens para outros e isso pode diferenciar você dos demais. Pensa que bacana seria receber um whatsapp de “boa sorte” antes daquela defesa de mestrado ou grande apresentação que estava tirando seu sono.

  4. Elogie o desenvolvimento dos outros: as pessoas mudam/desenvolvem/crescem, e gostam/gostariam de ser notadas por essas mudanças. Seja um corte de cabelo, um estilo novo, uma evolução no tempo e ritmo da esteira. Não precisa ser nada absurdo.

Conforme prometido, ideias fáceis que se aplicam a todos. Mais ainda para meus/minhas querid@s introvertid@s, onde o contato um a um se apresenta mais tranquilo de lidar.

Botem em prática e me contem como foi!

Abraços,

Rebeca Casanova Nogueira

Posts Recentes
bottom of page