Novas profissões: você está preparado?

October 1, 2019

Fato: adaptar-se às mudanças é uma das melhores formas de crescer. O mundo está repleto de cisnes negros e melhorar seu comportamento diante de pressão e situações inesperadas é a melhor forma de aprender e crescer para encarar o futuro desconhecido.

 

"Seja antifrágil"

 

Esse seria o conselho que você receberia do autor libanês Nassim Nicholas Taleb, ou seja, torne-se alguém que melhora e aprende quando perde, falha ou está diante de uma situação inesperada ao encarar o caos. (Recomendo inclusive a leitura do livro).

 

 

 

Um recente estudo da Institute for Business Value (IBV) da IBM aponta que 7,2 milhões de profissionais terão que aprender novas habilidades e precisarão se recapacitar. Nos próximos 3 anos mais de 120 milhões de trabalhadores das 10 maiores economias do mundo precisarão se readaptar e aprender novas habilidades, como resultado do impacto das novas tecnologias, tais como Inteligência Artificial, Automação Inteligente de tarefas, Projeção de Resultados, Data Driven, Reconhecimento Facial, Estatística, Aumento da produtividade com abordagem ágil entre muitos outros. 

 

Novas aptidões estão surgindo enquanto inúmeras profissões estão se tornando obsoletas. Algumas profissões e áreas não se dão o trabalho de atualizar seus métodos. Profissões mais simples estão sendo substituídas por inovações tecnológicas fomentadas por serviços digitais e falta muito pouco para que profissões clássicas ou de alto padrão comecem a sumir. Já podemos notar alguns sinais de fumaça, no Direito por exemplo.

 

Cada vez mais Ciência aplicada, Design, Tecnologia e Comunicação têm se tornado essenciais em todos os mercados. Se você ou sua empresa desejam tornar-se competitivos ou crescer no futuro, você deve se preparar para as mudanças. Tanto tecnicamente, como nas chamadas “soft skills”, flexibilidade, agilidade, gerenciamento de tempo e principalmente ser capaz de ampliar suas habilidades e aprender novos mercados e áreas. 

Posso garantir com certeza que todas, absolutamente todas as áreas serão ou já estão sendo impactadas por essas mudanças. 

 

Todos os principais avanços tecnológicos tem mudado a maneira como as pessoas trabalham e todo o mercado profissional, principalmente numa Era onde Inteligência Artificial ou Reconhecimento Facial, por exemplo, não são mais temas apenas de filme de ficção científica. É uma realidade presente e uma ferramenta útil e capaz de potencializar resultados. Hoje já é possível prever ações de pessoas baseado na análise do comportamento de um perfil comum ou criar serviços que se encaixam perfeitamente para a necessidade sem muitos nunca imaginarem a possibilidade de viver sem aquele serviço.

 

Um exemplo simples, independente de qual seja sua profissão, você sabe programar? Ou simplesmente tem ideia do conceito por trás da programação e sua lógica? Se o inglês já foi um diferencial, saber programar ou saber a lógica de programação já é a nova “língua estrangeira”.

 

Depois disso, posso te dizer que o que virá tem a ver com exercícios genéticos, que já estão sendo ensinadas para crianças de 9 anos. Você sabe fazer nascer uma banana azul? Pois bem, esse é o novo trabalho de casa “plante um feijão no algodão”. 

 

O futuro já é hoje. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E se o novo normal for melhor?

May 4, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes

May 29, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags