Como se sair bem em uma entrevista de estágio

September 10, 2019

Olá!! Hoje apareci novamente por aqui, mas confesso que esse texto de hoje é para um público específico: Os universitários.

 

Todo universitário sabe que em uma hora ou outra terá que fazer um estágio, não tem saída. Mas entenda que fazer um estágio é extremamente importante, pois será o seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Você irá colocar em prática tudo o que aprendeu na sala de aula, e ainda irá adquirir muito mais conhecimento (vai por mim: eles não ensinam tudo na faculdade). No estágio você irá adquirir experiências, aprender a ter mais responsabilidade ainda! Fora o networking que vem de bônus.

 

E no texto de hoje eu irei dar algumas dicas de como se sair bem em uma entrevista de estágio.

 

 

 

1 - Conheça a empresa.

É de extrema importância que você conheça a empresa que está oferecendo a vaga. Pesquise sobre a área de atuação da empresa, qual a sua missão, visão e valores. Verifique os serviços que a empresa oferece. Enfim, esteja ciente sobre o que a empresa é e verifique se está de acordo com o você gosta/quer.

 

2 - Se vista adequadamente.

Nesse caso é importante que você saiba como é o ambiente da empresa, como as pessoas que ali trabalham se vestem. Tudo vai depender disso.

Mas tenha mente que o formal é necessário em qualquer entrevista de emprego. Nada de roupas curtas, justas, decotes, bermudas, sandálias de dedo, perfumes muito fortes e maquiagem exagerada. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

 

3- Seja pontual! Não se atrase.

Procure chegar uns 15 minutos antes do horário combinado. Pense em todos os imprevistos que podem acontecer no seu trajeto.

Se não sabe exatamente onde a empresa fica, saia com bastante antecedência. Tome todos os cuidados necessários e leve em consideração o trânsito, ônibus, estacionamento etc. 

 

4- Tenha postura.

O entrevistador ele irá avaliar não somente o que você fala, mas também a sua postura durante toda a entrevista. Evite ficar largad@ na cadeira, de braços cruzados. Claro que não precisa ficar totalmente rígido e paralisado com um robô rsrs. Sente-se em uma boa postura e não exagere nos gestos. Fique tranquilo. A sua linguagem corporal diz muito sobre você.

 

5 - Fale bem e seja sincero.

Procure falar adequadamente as palavras, não precisa ser extremamente formal, mas evite o uso de gírias, troque o “tipo” pelo “por exemplo”. Foque no que te perguntaram, fale o essencial e seja sucinto. Não fale o que você não sabe com o intuito de impressionar o entrevistador. Lembre-se: você é um estagiário, ainda tem o que aprender, não precisa saber de tudo. E o entrevistador está ciente disso.

 

Então essas foram as minhas dicas para te ajudar a se sair bem em uma entrevista de estágio. Se estiver difícil de encontrar, procure divulgar seu currículo aonde puder. Cadastre seu e-mail em plataformas de emprego e agarre as oportunidades que aparecerem para você. Fique tranquilo e dê o seu melhor. Acredite no seu potencial. Você consegue! Você pode!

 

Beatriz Tavares 😊

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E se o novo normal for melhor?

May 4, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes

May 29, 2020

Please reload

Arquivo