Avaliação de Desempenho e Feedback

August 7, 2019

Esse tema já nos remete a muitos questionamentos. E hoje escolhi trazer algumas perguntas para explorar um pouco o assunto.

 

Afinal, o que é avaliação de desempenho e qual a sua finalidade?

 

O que é feedback e qual a sua importância?

 

Você está preparado para receber um feedback sobre avaliação de desempenho?

 

Para muitas pessoas falar sobre avaliação de desempenho já gera um certo desconforto e preocupação. Alguns por receio de ter seu trabalho julgado, outros por medo de receber críticas ou até mesmo por achar que a avaliação é uma perda de tempo. Quando na verdade a avaliação de desempenho serve para melhorar resultados e a satisfação de todos os envolvidos.

 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite avaliar e mensurar, de modo objetivo e sistematizado, como cada pessoa está desempenhando o seu papel na empresa, o quanto se está, ou não, correspondendo ao que ele espera que seja realizado na função que ocupa. A partir dela pode-se identificar pontos fortes e pontos de melhoria, para posteriormente criar um plano de ação.

 

Além disso, a avaliação serve também para dar visibilidade ao desempenho humano; comunicar o desempenho ao colaborador visando aperfeiçoá-lo e desenvolvê-lo; exercitar o feedback; estabelecer objetivos para os funcionários; melhorar a produtividade; adequar o indivíduo ao cargo; fornecer incentivos pelo bom desempenho; melhorar os relacionamentos interpessoais e melhorar a comunicação.

 

O feedback é o retorno dado ao colaborador, posterior avaliação, sobre suas ações ou resultados obtidos. É um processo de ajuda, no intuito de otimizar o potencial individual e aprimorar o desempenho. Estar preparado para receber um feedback consiste em estar aberto para ter seu trabalho avaliado, preparado para mudanças positivas e disposto a desenvolver-se profissionalmente.

 

Embora sejam processos distintos, a avaliação de desempenho não sustenta-se sozinha. O feedback da avaliação é indispensável. E levando em consideração a importância dos dois processos, tanto para a empresa, quanto para o funcionário, líderes que querem ter colaboradores engajados e uma visão sistêmica do seu negócio devem investir em avaliação de desempenho e feedback.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…

December 19, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes