top of page

5 dicas para você organizar sua vida financeira


Muitas pessoas não se preocupam com sua situação financeira. Vão deixando para depois e quando se dão conta estão em meio a uma grande bola de neve. A base para uma vida financeira controlada se resume em: organização, planejamento e escolhas. No texto de hoje eu irei lhe dar algumas dicas para alcançar ou aumentar a sua qualidade de vida financeira.

1 – Reúna todas as contas a pagar e receber.

É de extrema importância manter organizadas todas as suas obrigações financeiras e tudo o que você tem para receber, se não forem bem controladas e pagas em dia, podem virar uma bola de neve. Mantenha isso em algum lugar de sua preferência como planilhas, aplicativos e até mesmo algum caderninho. O importante é ter isso em vista e em ordem de vencimento. OBS: Tenha bastante atenção com faturas de cartão e compras parceladas.

2- Limpeza Financeira.

Depois de ter organizado todas as suas contas, você terá uma visão mais clara de tudo o que deve. Feito isso, será a hora da limpeza! Reveja todas as suas dívidas e avalie se tudo aquilo é de fato necessário, se vale a pena continuar perdendo dinheiro com determinadas coisas. Exemplo: Taxas de cartão de cartão de crédito e de banco; restaurantes e lugares caros; serviços de pouco uso. Pesquise antes de comprar, peça descontos, saiba diferenciar necessidade de algo supérfluo. Você não precisa renunciar ao lazer, tudo se resume em: ESCOLHAS! Faça as escolhas certas e você terá uma boa qualidade de vida e sucesso financeiro.

3 – Estabeleça prazos para as suas dívidas.

Reuniu todas as suas dívidas, limpou o máximo que pôde e ainda assim tem muitas coisas para pagar? Calma! Não se desespere. Como eu disse lá em cima, organização e planejamento é a solução para um caos financeiro. Pegue todas as suas dívidas e coloque em ordem de urgência. Estabeleça um prazo realista para você pagar cada uma e tenha disciplina e comprometimento com o prazo estabelecido. Aos poucos você vai se livrando.OBS: Não aumente os seus gastos assim que sua lista de dívidas for diminuindo e muito menos se sua renda aumentar. Essa é uma grande armadilha.

4 - Trate a sua conta poupança como se fosse mais uma conta a pagar.

Lembre-se: nós não sabemos o que o futuro nos reserva, por isso é necessário ter uma reserva de emergência. Faça isso antes mesmo de pagar suas contas, retire a quantia necessária para a sua poupança, trate-a como mais uma responsabilidade financeira. Alguns especialistas afirmam que o ideal é retirar por mês 30% do que você ganha para a sua poupança. Se no começo você achar difícil retirar essa quantia, comece com 10% e vá aumentando assim que puder. O importante é começar. Deixe de lado as desculpas.

5 – Invista em conhecimento.

Muitas pessoas têm interesse em investir seu dinheiro, realizar aplicações em renda fixa como o Tesouro Direto e Fundos de Investimentos, porém não sabem de fato como acontece e como proceder nesses casos. Para isso, invista em conhecimento na área, hoje em dia há muitos cursos de finanças, aplicações, empreendedorismo e economia em geral. Até mesmo no YouTube você encontra muito conteúdo desse tipo. A educação financeira é crucial para você adequar seus investimentos aos seus objetivos.

Dica extra: Crie metas.

Essa é uma dica pessoal que irei compartilhar com vocês.

Faça uma lista de todos os seus sonhos e objetivos e estabeleça um prazo para realizar cada um. Exemplo: viagem, casa, carro, casamento etc. Depois calcule a quantia que você deverá poupar por mês para a realização desse objetivo, levando em consideração o prazo que você estabeleceu para ele. Isso será uma grande motivação para você e consequentemente você irá obter uma melhora progressiva em questão de disciplina financeira.

Desejo-lhe sorte e muita disciplina para a sua nova vida financeira. Jogue fora as desculpas e comece hoje a sua organização, e com a passar do tempo você verá uma diferença significativa.

Até a próxima 😉

Beatriz Tavares

Posts Recentes
bottom of page