top of page

A vida merece ser vivida a todo momento


Quantas vezes não pensamos que existe idade certa para cada coisa em nossas vidas?

Muitas vezes nos questionamos se não estamos velhos demais para uma coisa ou jovens demais para outras. Pensamos e externalizamos isso em vários momentos, não é mesmo?

Quando jovens acreditamos que aquela é a época certa para escolher a carreira, fazer uma tatuagem ou piercing, ter experiências emocionantes, fazer viagens inesperadas, etc. Quando adultos buscamos estabilizar nossas carreiras, construir família, adquirir bens materiais, fazer viagens mais planejadas, dentre outros sonhos.

Mas e quando não conseguimos realizar um sonho ou um desejo no momento em que achávamos ser o correto? Desistimos e buscamos o próximo?

Nesses últimos dias refleti um tanto sobre isso. Vi pessoas ao meu redor realizando sonhos antigos, que outras pessoas poderiam achar que estavam com “prazos de validade vencidos”, mostrando que nossas vontades, desejos e sonhos não expiram.

Uma delas foi minha mãe, que concluiu aos 55 anos de idade sua primeira graduação. Aliás, eu posso dizer para vocês que depois dos 50 anos uma luz se acendeu na vida dela e ela decidiu lutar por tudo aquilo que não tinha conseguido realizar até então. Nesses últimos cinco anos saltou de paraquedas, fez tatuagens, fez a graduação e antes mesmo de colar grau já havia iniciado a pós-graduação. E já faz planos para uma segunda especialização, sonha com um negócio novo e planeja as trilhas que faremos em nossa próxima viagem.

Outra pessoa que realizou um sonho antigo foi a nossa querida Sonia – Soninha fica melhor né? –, que neste mês foi conhecer a Disney, o Mickey e a Minnie e nos mostrou que podemos reviver nossos sonhos de criança em vários momentos das nossas vidas. Não há um único momento certo para se deslumbrar com a magia e mergulhar em um cenário encantador. Soninha sempre nos ensina isso, que não há idade certa e nem limite para brincar, sorrir e aprender.

Com elas aprendo que idade não é empecilho, que sonhos podem ser realizados e que a vida merece ser vivida a todo momento. É claro que elas e praticamente todos nós possuímos sonhos que ainda não foram realizados e que talvez até nem sejam, mas tentar é o mais importante.

Não há problemas em mudarmos de planos e traçarmos outras metas. Muitas vezes mudar a rota é necessário, mas retomarmos o caminho e buscarmos o que realmente desejamos é possível.

Que tal tirar os rótulos dos nossos sonhos e vivê-los?

Suelen Scop

Posts Recentes
bottom of page