top of page

Dicas de como lidar com uma pessoa introvertida


Antes de qualquer coisa, faço necessário esclarecer que introversão é diferente de timidez, ou seja, uma coisa não está, necessariamente, vinculada à outra. Uma pessoa introvertida é aquela que tem preferência por utilizar a energia de seu mundo interior de ideias, emoções e impressões. Pessoas introvertidas buscam energia dentro de si e não do mundo exterior.

Portanto, é muito importante que você não espere uma grande animação ao contar uma novidade para um introvertido, pois ele mantém a energia e o entusiasmo internamente. Isso não quer dizer que ele não está vibrando junto com você ou que não deu a mínima para o que ouviu, ele apenas expressa essa alegria de uma forma mais contida. Mas acredite, por dentro, ele está comemorando.

Tenha paciência quando estiver esperando pela decisão de um introvertido, principalmente se for muito importante. A necessidade de reflexão é tão grande que, muitas vezes, mesmo após ter tomado uma decisão, ele sente necessidade de refletir sobre o que já foi decidido. E se estiver na expectativa de determinada atitude, lembre-se para não se frustrar: ele pensa tanto antes de agir, que às vezes chega ao ponto de não agir mais.

Pra você, desconhecido, muita atenção ao tentar puxar assuntos aleatórios com uma pessoa introvertida. Ela pode até responder, por educação, mas provavelmente não vai estar com pensamentos positivos a seu respeito. E não espere que ela esteja atenta a tudo que está sendo conversado, pois muito provavelmente ela estará, simultaneamente, ouvindo ou lendo algo que realmente lhe interesse.

Para os professores que estiverem em dúvida sobre propor um trabalho em grupo ou individual para avaliar o desempenho de um aluno introvertido, não descarte a segunda opção, ou melhor, opte por ela. Pois ele desenvolve melhor suas ideias sozinho, por meio da reflexão. E se optar por grupo, que seja pequeno e composto por pessoas conhecidas. Ahh, e prazos longos, em qualquer ocasião, serão melhores recebidos do que os curtos.

Aos colegas de trabalho que preferem terminar um dia exaustivo em uma mesa de boteco, jogando conversa fora, estejam cientes de que raríssimas vezes terão a presença do colega introvertido nesta ocasião. Pois, para ele, a sua casa e a sua cama são muito mais convidativas após um dia desse. Mas lembrem-se que isso não muda o fato de ele ser comunicativo e brincalhão no dia a dia no trabalho.

Se você estiver disposto a iniciar uma discussão com um introvertido, esteja aberto a ouvir sobre conceitos abstratos. Ele se interessa mais pelas ideias do que pelos fatos e detalhes. Ele pode até se destacar em tarefas detalhistas, mas frequentemente tende a interessar-se por conceitos mais abstratos. E muito importante: se você quer saber algo sobre um introvertido, pergunte. Dificilmente ele vai contar alguma coisa se não for questionado.

Muitas vezes pessoas introvertidas são mal interpretadas como metidas ou antipáticas, algumas podem até ser, de fato, mas a questão é que suas preferências as tornam extremamente reservadas. Precisam de tempo e espaço para sentirem-se confortáveis em certas situações e em determinados grupos. Daí a importância de compreendermos que todos somos diferentes e que cada um temos nossas particularidades. Saber lidar com a diferença é fundamental para um bom convívio.

Lembrando que não devemos rotular. Essas são algumas características comuns a boa parte dos introvertidos, o que não quer dizer que todas as pessoas introvertidas agem dessas determinadas maneiras ou que se identifiquem com todas as situações expostas acima.

Posts Recentes
bottom of page