top of page

Desafio voluntário




Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Essa pergunta pode te levar a muitas reflexões e gera oportunidade de análise de como você se comporta perante desafios. Mas como todos que me conhecem sabem, vou direto ao foco: qual a desculpa que você está usando para não sair da sua zona de conforto?


Pronto: pare e pense (muito) sobre isso. Zona de conforto, é um estado que é cômodo, mas que não oferece nenhum tipo de aprendizado e crescimento.


O principal problema de se acomodar é que o mundo e as muitas outras pessoas que vivem nele continuarão se desenvolvendo e aquele que parou estará sempre no mesmo lugar, correndo o risco de ser deixado para trás. É nesse ponto que os acomodados podem perder seus empregos, seus relacionamentos e todos os outros elementos que formam a sua vida atual.


Tomar uma atitude deixa de ser uma opção e se torna uma necessidade, o que pode levar estes indivíduos diretamente para a zona de pânico. Isto acaba acontecendo porque é dessa maneira que eles se sentem, em pânico, já que não sabem como agir para recuperar o tempo que perderam.

Infelizmente da mesma forma que a zona de conforto, essa situação também não traz aprendizado, pois como é desconhecida, apresenta consigo medo, inseguranças e crenças limitantes, que fazem com que as pessoas se sintam por muitas vezes incapazes de agir.


Você deve estar se perguntando: onde ela vai me levar com este texto pessimista?


Calma, com certeza isso tem saída. O ideal é sempre pautar a vida pela zona do desafio voluntário, uma intermediária entre a zona de conforto e de pânico. Nela, a responsabilidade é sua de ir buscar desafios para superar, atingir as suas metas e realizar seus sonhos. Sonhos: esse é um dos incentivos para estimular seu desafio ou busca voluntária.


A busca é sua! Não delegue responsabilidade de suas conquistas (e perdas) a outros. Caminhar em busca de algo deve iniciar pelo que você quer ou onde quer chegar, a partir daí você vai conhecer e avaliar seu potencial e sua força, mas o ponto importante aqui é ressaltar que deve evitar que ideias negativas comprometam o seu poder de realização.


Fácil, não é? Errado! Muito difícil, mas para ajudar lanço mais uma pergunta para responder rapidamente: quem é o protagonista de sua vida? Pois é, você precisa entender que fazendo escolhas e assumindo a responsabilidade poderá se conhecer melhor.


Então aqui vão três dicas para ajudar a fugir da zona de conforto:

  • Auto conhecimento: Deixe a fase de inércia para trás e conheça as ferramentas que você tem para agir e realizar, ou seja, você mesmo. Invista no autoconhecimento, descubra suas qualidades, habilidades, além dos pontos que podem ser aperfeiçoados e melhorados. Aproveite, também, para conhecer melhor os seus sentimentos e emoções, assim, poderá desenvolver a sua inteligência emocional, um fator que certamente irá te deixar mais forte e autoconfiante.

  • Tenha sonhos. Ou metas. Decida o nome que quer dar: Qual a sua motivação para acordar todos os dias. Então, poderá traçar metas para realizar os seus objetivos e dar o seu melhor. Além de deixar a sua vida mais organizada, elas irão te proporcionar muito mais energia e vontade para agir e continuar no caminho certo. As metas funcionam como um mapa com as coordenadas para chegar ao destino que se deseja.

  • Se Desafie: entenda que assim como se acostumou a ficar na zona de conforto, é necessário se aperfeiçoar para conviver com a zona de desafio. Aprenda coisas novas nas mais diferentes áreas. Pense em habilidades que gostaria de desenvolver, como um novo idioma, um novo esporte ou tocar o instrumento musical. Além de se tornar uma pessoa ainda mais completa e preparada, irá se acostumar a lidar com o novo de forma natural.


Saia da zona de conforto e veja o quanto é capaz de conquistar e se desenvolver. O protagonista de sua vida tem que ser você.


Sonia Grasseschi

Posts Recentes
bottom of page