top of page

O que é e como usar a estratégia de Team Building?




No início de fevereiro aplicaremos mais um Team Building em um cliente nosso. Aliás, é terceiro ano que realizamos TB nesta empresa. É sempre uma alegria e um desafio. É fantástico ver os resultados obtidos pelo grupo quando são estimulados a pensar e agir fora do seu cotidiano. O espírito de equipe, comprometimento, união, sintonia, liderança, superação de desafios e cumplicidade que se estabelece entre os participantes, vai além de uma simples ação motivacional.


Vale ressaltar alguns cuidados importantes na construção desta estratégia. O primeiro é não ter foco somente motivacional. As atividades devem ser constituídas por processos e ter registro dos aprendizados. Segundo, deve ser realizado com muito planejamento e vínculo com os objetivos estratégicos da organização e da área.


Esta estratégia estimula pontos cruciais na melhoria da comunicação dentro da empresa. Reforça o espírito de equipe e isso reflete em uma maior interação entre os colaboradores, que muitas vezes, apesar de trabalharem juntos não tinham contato antes das atividades.


O team building também contribui para entusiasmar e motivar, proporcionando uma nova energia aos colaboradores que se reflete na sua produtividade e atitude no trabalho. O TB ajuda a aumentar a coesão do time e inspira os participantes a buscar diferentes soluções para os desafios do dia a dia, construindo novos caminhos conjuntamente.


Sabemos que o mercado hoje exige que as empresas estejam em constante renovação, não só para fidelizar os clientes mas também para conquistar novos. Isto exige que tenhamos mais a preocupação em construir equipes coesas e alinhadas à missão da empresa. E é aí que a estratégia de TB pode ser utilizada.


Antes de finalizar quero esclarecer a diferença entre grupos e equipes de alta performance. Grupos são apenas um coletivo humano, um conjunto de pessoas. Já equipes possuem um objetivo comum e compartilhado, além de habilidades complementares e confiança entre os membros. A diferença é grande!


Há singularidades que definem as equipes de alta performance, elas possuem paixão pelo trabalho, sinergia no agir e objetivos desafiadores. Assim, o intuito do team building é justamente formar essas equipes com desempenho elevado, que sejam eficazes para o sucesso nos negócios e, busquem sempre ideias inovadoras para o seu dia a dia.

Sonia Grasseschi

Posts Recentes
bottom of page