top of page

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…


Um grande incêndio atingiu um bairro de Manaus há dois dias, deixando cerca de 600 famílias desabrigadas. E o que estamos vendo desde então é uma enorme mobilização da população para ajudar essas famílias.


Isso nos fez relembrar um texto da nossa querida Ozzy, bem apropriado para este momento, que vamos compartilhar aqui com vocês:


"Momentos difíceis? Melhor não tê-los! Mas, se não temos, como testemunharemos a bondade, a amizade e a solidariedade, virtudes e qualidades encontradas nos seres humanos, quando se deparam com uma situação que exige sobretudo, doação, colaboração, reflexão e superação?


Na vida, às vezes, passamos por dificuldades que não desejaríamos a ninguém, ao nosso pior inimigo, muito menos, ao nosso mais fiel amigo. No entanto, o maior contraponto disso, é que exatamente nessas dificuldades e crises que temos a grande chance de vencer desafios, superar limites, fortalecer laços e receber abraços. É também, uma boa oportunidade de nos tornarmos mais humanos, mais sensíveis e mais atentos ao que acontece ao nosso redor. É o exercício pleno do Ser Solidário.

Não desejar que NINGUÉM passe por um momento difícil é altruísmo. Não querer que ALGUÉM sinta dor e dificuldade é otimismo. E se assim não acontecer, não se tem como desfrutar o amor no sentido pleno, a fé na mais profunda forma de demonstração, a união como sentimento de purificação e a solidariedade como poder de gratidão.


Na realidade, nenhum de nós deseja o sofrimento de alguém e nem Deus quer o sacrifício das pessoas. O que queremos mesmo é ter oportunidades de vivenciar gestos de gratidão, compreensão, compaixão, aprender novas lições, oferecer ajuda e apoio à pessoas ou situações que assim o precisem. É também a possibilidade de espalhar alegria, motivação, felicidade, descobrir novos amigos, receber apoio nas horas difíceis e de forma infinita agradecer a Deus pela benção de sermos instrumentos do bem em solo não cultivado e prontos para serem fertilizados.


Solidariedade não se mede, não se compra, não se negocia, apenas se recebe na forma de conforto, apoio, orações, milagres, amor e bençãos.


Ser Solidário só traz benefícios porque melhora a auto-estima de cada um, aumenta a sintonia energética das pessoas, amplia a capacidade de entendimento dos problemas, contribui para um mundo saudável, tornando-nos um Ser Humano muito melhor do que somos ou do que deveríamos Ser ou Ter sido.


Seja um SER SOLIDÁRIO. Pratique SOLIDARIEDADE."


Ozeneide Casanova Nogueira

Posts Recentes
bottom of page