top of page

5 lições valiosas para ser um empreendedor ou profissional de sucesso

Algumas pessoas tem o sonho de empreender, outras tem o sonho de crescer na empresa onde trabalham, de ser um (a) profissional de sucesso. No texto de hoje eu listei 5 lições que aprendi com o livro “GIRL BOSS”, da Sophia Amoruso, CEO do site Nasty Gal. Essas lições podem te ajudar, independentemente de qual for o seu sonho.


1 – Gaste energia focando em você e não na vida dos outros. Seja seu próprio ídolo.


Você é o responsável pela a sua vida. Tudo o que você se esforça para ter, você consegue. Então, seja a sua própria motivação. Não perca tempo focando e admirando algo que está no alto, pois isso só vai te manter para baixo. Gaste seu tempo focando em você! Seja o seu próprio adversário (a) e sempre reflita: “O que eu estou fazendo para melhorar a MINHA vida, alcançar meus sonhos, metas e objetivos?”


“Julgue a si mesmo com base no que você tem de melhor e você realizará mais do que jamais poderia ter sonhado” #GIRLBOSS


2 – O dinheiro fica melhor no banco do que nos seus pés.


Comece a tomar decisões inteligentes agora, para evitar pagar pelas decisões tolas depois.


Acredite: o dinheiro vai muito além de luxo, glamour, bens materiais. O dinheiro é LIBERDADE. Se você souber lidar com seu dinheiro, cuidar das suas finanças, você não precisará ficar preso a algo que você não gosta, como um emprego que não tem nada a ver com o seu perfil ou a um relacionamento no qual você depende financeiramente do outro. Estar em uma boa condição financeira pode abrir muitas portas. Estar numa condição ruim pode fazer com que as portas se fechem. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar financeiramente:


- Anote tudo o que você gasta.

- Não aumente os seus gastos assim que a sua renda aumentar. Essa é uma grande armadilha.

- Trate a sua conta poupança como se fosse mais uma conta a pagar. Você tem que pagar todo mês, senão há consequências.

- Aprenda a separar o seu dinheiro das suas emoções o máximo que puder. Tratar de decisões financeiras com o máximo de calma e racionalidade vai deixar tudo muito mais fácil.

- Faça seu dinheiro trabalhar. As coisas à sua volta deveriam representar a vida que você criou para si mesmo (a), desde que você esteja tendo tempo para apreciar essas coisas.


“Quando o tempo que você passa ganhando dinheiro é significativamente maior do que o tempo que passa gastando dinheiro, você vai ficar perplexo (a) com o quanto pode economizar sem sequer pensar a respeito.” #GIRLBOSS



3 – Combine trabalho duro, criatividade, determinação e as coisas começarão a acontecer.


A sorte diz que não controlamos nosso próprio destino e que o nosso caminho para o sucesso ou fracasso é escrito por alguém ou causado por algo inteiramente externo. Não acredite na sorte.


O sucesso não é algo concedido a poucos, não é algo concedido a pessoas que foram nomeadas para tê-lo. O sucesso depende apenas de você!


Lembre-se: é você quem controla seus pensamentos e atitudes. É você que controla a sua vida, e não a sorte.


Não gaste seu tempo com coisas que não vão lhe acrescentar algo. Não espere que algo bom aconteça para que você comece a se esforçar. Trabalhe duro agora! Use sua criatividade e determinação, e coisas boas começarão a acontecer naturalmente.


“Trate seus pensamentos como trata seu dinheiro: não os desperdice” #GIRLBOSS


4- Há oportunidades secretas escondidas dentro de cada fracasso.


Sem dúvidas o fracasso não é algo totalmente negativo. Mesmo que você lute para nunca fracassar, em algumas situações ele pode sim ocorrer. Mas boa notícia: você pode tirar algo muito bom disso.


Em muitos casos o fracasso abre seus olhos para muitas coisas, como por exemplo: quando você está depositando energia em algo desnecessário, o fracasso pode lhe mostrar que direção de fato você deve tomar e parar de perder tanto tempo com algo que não lhe dá retorno algum.


Você sabia que grandes negócios surgiram ou se reergueram através de um fracasso?


Walt Disney, por exemplo, com a sua companhia cinematográfica, a Laugh-O-grams, não conseguia cumprir os prazos com os seus distribuidores acumulando vários prejuízos. Sua empresa faliu e ele estava devendo 15 mil dólares a 43 credores. Com isso ele ficou sozinho em seu escritório recebendo apenas a visita de vários ratos. E desse total fracasso surgiu o famoso e simpático personagem: Mickey Mouse.


Bom, o resto da história você já deve saber. Walt Disney se reergueu e chegou a acumular uma fortuna de 1,1 bilhão de dólares.


Acredite: muitas das vezes o fracasso sequer existe de fato, pois sempre há uma luz, ou melhor, uma oportunidade escondida dentro dele.


“É através dos enganos que se acha o caminho correto.”


5 – Acredite em você!


Você não pode convencer uma pessoa de que você é incrível e fantástico se você mesmo não achar que é.


Algumas pessoas têm sonhos grandes, mas permanecem com o pensamento de “eu não consigo”, e caem no acomodamento. Quando você começa a acreditar em você mesmo, grandes coisas podem acontecer, e você vai descobrir o potencial que você tem para ir atrás dos seus sonhos. Lute a cada dia, se esforce o máximo que puder, acredite que você é capaz!


“Quando você acredita em você mesmo, as outras pessoas também acreditam em você. “

Posts Recentes
bottom of page