Vamos falar de diagnóstico organizacional?

November 1, 2018

                      Falar sobre a satisfação do profissional no trabalho é um ponto importante para o desenvolvimento da organização e a retenção dos talentos. Sabemos que hoje em dia o salário não é mais o principal fator de satisfação. Muitos profissionais abrem mão de uma alta remuneração por vários outros fatores que consideram relevantes. Mas como identificar e avaliar estes aspectos? Uma das principais estratégias de avaliação é o diagnóstico organizacional.

                         Fazendo uma comparação, o diagnóstico organizacional é como um raio-x. Quando precisamos verificar algo em nosso corpo internamente, realizamos este tipo de exame para fazer esta identificação. E quando precisamos verificar a situação interna de uma empresa? Também realizamos um “exame”. Este exame é justamente o diagnóstico organizacional, onde é possível identificar e avaliar a satisfação e a motivação dos colaboradores, que são processos intrínsecos e vitais para o andamento da organização.

                        Este diagnóstico organizacional normalmente é realizado através de uma avaliação de clima e cultura. O clima organizacional compreende a percepção e a satisfação que os colaboradores da organização possuem sobre a mesma, podendo ser uma visão positiva ou negativa. E a cultura organizacional é constituída de aspectos que dão à organização um modo particular de ser.

                Para nós da Singulari, a pesquisa de clima é uma valiosa ferramenta de gestão estratégica, cujos resultados permitem a realização de ações que contribuam para o crescimento e desenvolvimento das pessoas e para a máxima produtividade e qualidade da empresa. Além disso, o mapeamento da cultura, que permite identificar características predominantes da empresa, torna-se fundamental no processo de mudança organizacional, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

                        Consideramos importante que a pesquisa de clima abranja todas as possíveis áreas que interferem na visão e na satisfação dos colaboradores, como comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, condições de trabalho, carreira, remuneração e benefícios. Além disso, é importante que se faça uma escuta individual com pelo menos uma porcentagem dos participantes, complementando assim a pesquisa com os aspectos gerais positivos e negativos. Isso também contribui fortemente para perceber se a pesquisa está sendo bem compreendida.

                  Apoiando-se nestes aspectos levantados, bem como na cultura e nos valores da empresa, é possível realizar as mudanças organizacionais necessárias e guiar os passos de uma gestão estratégica.

                      Sendo assim, conseguimos perceber que o processo de diagnóstico organizacional, através da avaliação de clima e cultura, é fundamental para o desenvolvimento de planos de ação voltados para melhoria da interação pessoas-organização.

                          E em sua empresa, como está essa interação?

 

Suelen Scop

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E se o novo normal for melhor?

May 4, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes

May 29, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags