top of page

Voltando com (ainda mais) cara de mãe


Uma hora da manhã e o mais velho acorda chorando. Conta que teve um pesadelo em que o colega não queria emprestar o brinquedo e o t-rex estava brigando com o diplodoco. Com o barulho, a caçula também desperta e já que me viu ali resolve mamar. Um pequeno caos momentâneo que é contornado em parceria com o marido.


Duas horas da manhã e o silêncio típico da madrugada volta a se instalar. Todos dormem novamente. Às 5h a pequena tem fome. Mamada e colinho. Pouco antes das 6h tudo tranquilo. Opa, ainda tenho algum tempo de sono.


6h40 o despertador toca. Trilha sonora do Mundo Bita dá uma mãozinha na missão de acordar o pequeno estudante. Banho com o papai enquanto eu confiro se não esqueci nada na mochila. Coloca o uniforme, come uma fruta e os meninos da casa saem para as suas atividades do dia. Agora é girl's time.


Pego aquela bebê sorridente e descabelada do berço. Ah, a delícia que é o bebê quando acorda! Colo, chamego, banho, mamada, brincadeiras no tapete, “conversas” na rede. Nossa, já são mais de 9h! Preciso correr!


Chego no escritório antes da 10h e tenho que focar pra resolver o máximo de coisas possíveis naquele curtíssimo espaço de tempo. E-mails, propostas, currículos... 11h30, hora de buscar o garotão na escola.


No caminho de casa ele conta entusiasmado tudo o que fez naquela manhã. Durante a conversa sinto fisgadas nos seios anunciando que tem uma bebê faminta me aguardando. Chego correndo pra amamentar. É a janela de tempo que tenho para conseguir manter o aleitamento materno exclusivo.


13h e as crianças tiram o cochilo da tarde. Preciso decidir se descanso, preparo o material pra reunião, faço as unhas ou dou uma arrumada no guarda roupa deles. 14h30 amamento e saio às pressas para reunião com uma cliente. Ao cumprimentá-la ouço: “você está com cara de mãe!” É, minhas olheiras não me deixam mentir.


Chego em casa mais uma vez correndo para amamentar. Faço um lanche com o mais velho e juntos, os três, aproveitamos o fim de tarde no quintal. À noite o marido chega e completa o time. Jantar em família, conversas e rotina do sono. As crianças adormecem e a eterna dúvida: dormimos cedo ou aproveitamos para assistir só mais um episódio daquela série? A segunda opção vence! Descansamos poucas horas antes da primeira intercorrência da madrugada. Prometemos que essa noite não vai ter Netflix. E tudo recomeça...


Contei tudo isso para dividir com vocês que estou voltando ~aos poucos~ da licença maternidade. Volto mais ocupada e cansada mas certamente mais focada, mais plena e muito mais feliz.


Alguém aí se identifica?


Luciana Nogueira Minev

Psicóloga e empreendedora

Mãe do Ben (2a 7m) e da Liz (5m)

Posts Recentes
bottom of page