top of page

Liderança Inteligente

As empresas cada vez mais estão em busca de profissionais inovadores, entusiasmados e engajados o suficiente para gerarem bons resultados, é esse perfil que normalmente as empresas desejam ver em seus profissionais. Porém esse engajamento não é tão natural, precisa ser trabalhado, e manter uma equipe entusiasmada e motivada é em grande parte uma missão para os líderes. O líder pode fortalecer ou enfraquecer os vínculos emocionais que dão consistência a equipe.


Hoje quero compartilhar algumas atitudes práticas de um líder inteligente que busca ter uma equipe que gera bons resultados:

  • Apresentar a meta – O líder precisa entender aonde quer chegar e deixar muito claro para a equipe para onde estão caminhando. Só nos envolvemos em algo quando entendemos o propósito das coisas, assim fica mais fácil de gerar o entusiasmo da equipe. Apresente as metas com o ânimo que deseja ver na equipe, as metas precisam ser claras e desafiadoras, além de serem acompanhadas periodicamente. Quando a equipe sabe para onde está indo, sabe o que deve fazer para gerar os melhores resultados.

  • Praticar o feedback – Dar feedback não é fácil para nenhuma das partes, mas é de fundamental importância. Comunique de forma transparente e honesta como está sendo realizado o trabalho de cada membro de sua equipe. Fale sempre visando o desenvolvimento e o progresso de cada profissional. Essa é uma prática constante.

  • Valorizar a equipe – Elogie as boas práticas e os trabalhos realizados, incentive ao progresso e agradeça pelo desempenho. Reconhecimento pessoal e profissional não está relacionado somente com aumento de salário, mas principalmente com valorizar o potencial e as habilidades de cada membro da sua equipe. Valorizar a sua equipe melhora a autoestima, dá sentido de utilidade e energiza a equipe a oferecer sempre o melhor.

  • Pedir ajuda – Esse ato não diz o quanto você é fraco, mas sim o quanto está preocupado em entregar algo de qualidade e por isso se preocupa em cometer erros. Crie em sua equipe um ambiente onde todos têm a liberdade de pedir ajuda quando necessário e onde todos estejam disponíveis a ajudar o outro, tendo em mente que todos estão caminhando para um mesmo objetivo.

  • Delegar responsabilidades – Um líder inteligente distribui as atividades e responsabilidades, levando em consideração as habilidades e os perfis de cada um da equipe. Procure passar a confiança que tem em cada pessoa para assumir tal responsabilidade, isso irá motivá-los a entregar um ótimo trabalho.

O líder inteligente também está sempre em busca de conhecimento, reconhece que as mudanças são constantes e que precisa sempre se manter atualizado. Ficamos felizes em compartilhar conteúdos sobre carreira, liderança e negócios, nos acompanhe por aqui e esteja sempre atualizado.

Conheça também o nosso programa de formação de liderança “Escola de Líderes”, nesse semestre teremos duas turmas, garanta sua vaga ;)




Posts Recentes
bottom of page