top of page

O que a diversidade pode fazer por você e sua empresa

Já faz algum tempo enfatizamos a importância de cada vez mais termos uma equipe de trabalho diversificada. Contudo, quando falamos de diversidade – nesse contexto – acabamos por focar em perfis e comportamentos.

O conceito de que uma equipe diversificada gera novos e, por vezes, melhores resultados é meio que lugar comum para a maioria. Quem já participou da Escola de Líderes sabe. Quantos mais pensamentos e perspectivas diferentes tivermos sobre um determinado problema, bem melhor para todos. Pois a probabilidade de surgir ideias distintas para solucioná-lo é maior.

O que nos faltava eram dados concretos que pudessem embasar com mais força esse conceito. E eis que na última semana me deparo com estudo recente realizado pela BCG – The Boston Consulting Group – exatamente sobre o tema. Eles fizeram uma pesquisa com mais de 1.700 empresas, dos mais diversos segmentos e tamanhos, em 8 países (Áustria, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Suíça e Estados Unidos). O foco do estudo era entender se havia ou não uma correlação entre possuir uma equipe de liderança diversificada e o grau de inovação das empresas. A diversificação foi segmentada em seis dimensões – gênero, idade, nacionalidade (significa ter colaboradores nascidos em países diferentes ao que a empresa possui sede), carreira, histórico na indústria e educação. E para entender os resultados de inovação, foi analisado a porcentagem da receita total proveniente de novos produtos e serviços lançados nos últimos três anos.

Agora, aos números: Empresas que relataram diversidade acima da média em suas equipes de liderança também relataram receita de inovação 19 pontos percentuais maior do que a de empresas com diversidade de liderança abaixo da média - 45% da receita total contra apenas 26%. Mais claro e objetivo do que isso não dá né?

Com o mercado cada vez mais dinâmico, esse tipo de inovação turbinada significa que essas empresas são mais capazes de se adaptar rapidamente às mudanças na demanda dos clientes.

A pesquisa também descobriu que os efeitos são aditivos para todas as dimensões, além do histórico da indústria e da carreira (que mostram alguma sobreposição). Ou seja, ao invés de focar em qualquer aspecto específico da diversidade, o objetivo deve ser criar equipes que sejam diversas em múltiplas dimensões - porque todas elas têm valor.

Agora é com você(s)! Quão diversificada é sua equipe ou até mesmo sua rede de contatos? Ter pessoas diferentes ao nosso redor nos impulsiona a pensarmos de novas formas e sairmos da nossa zona de conforto tão amada. É fácil? De forma alguma! Maaaas, já ficou claro que recompensa. 😊

Para aqueles que gostaram do assunto, segue o link com o estudo na Íntegra - How Diverse Leadership Teams Boost Inovations - o material está em inglês. Maaas, com eu sou legal aqui embaixo tem o TED Talks de uma das organizadoras da pesquisa – dá pra colocar legenda em português.


Rebeca Casanova Nogueira­

Posts Recentes
bottom of page