top of page

Liderança: além de um cargo, uma competência para todos.

Postura adequada, proatividade, responsabilidade e foco em resultados são algumas das características mais valorizadas atualmente em qualquer profissional. Mesmo para posições onde não existe necessidade de muita experiência, algumas competências podem ser igualmente importantes como para posições estratégicas ou de gestão. E uma dessas competências é a liderança.


A competência liderança pode ser desenvolvida por qualquer um, pois ela independe de nível hierárquico e está ligada ao comportamento do indivíduo. Não é necessário ter subordinados para mostrar-se um bom líder. É a postura do profissional e suas atitudes que fazem com que ele demonstre características de liderança.


A liderança está relacionada à capacidade de assumir responsabilidade e influenciar um indivíduo ou grupo de modo com que estes atinjam os objetivos definidos. Em momentos complicados na empresa, por exemplo, qualquer colaborador que não possua um cargo de liderança pode enfrentar a situação e propor formas de ação, ajudando a equipe e tomando responsabilidades para si.


Nesses casos, o que importa é a dedicação, o empenho em buscar melhorias, a preocupação com a qualidade do trabalho como um todo, o envolvimento com a equipe, dentre outros pontos que fazem com que o colaborador se destaque e demonstre capacidade de liderança. O famoso “tomar a frente” se encaixa bem nessa situação. É quando o colaborador assume a responsabilidade e guia o grupo na execução da atividade.


Portanto, liderança é uma competência para qualquer profissional, seja qual for o cargo que ele exerce em seu trabalho. É importante lembrar que através de atitudes, uma pessoa pode influenciar e inspirar outras pessoas da equipe, estimulando o desenvolvimento e o crescimento de todos.


Suelen Scop de Ávila

Posts Recentes
bottom of page