top of page

Quais os cuidados para uma boa comunicação na empresa?

Embora a importância desse elemento seja amplamente conhecida, nem sempre ele funciona como deveria, apesar da comunicação interna ser a base essencial para que uma empresa consiga trabalhar de forma alinhada.

Uma falha comum na comunicação interna é quando o gestor responsável se acomoda e usa sempre o mesmo canal de comunicação, ou seja, aquele que se sente mais confortável. Porém, ao fazer isso, pode se esquecer que diferentes assuntos precisam de estratégia de comunicação diferentes.

Cabe ressaltar também que repetir a mensagem não é um desperdício na verdade, é uma postura necessária para garantir que todos a recebam ou entendam, mas usando sempre os mesmos meios de comunicação não é a maneira ideal de otimizar o que se tem a dizer ou solicitar.

Simplesmente jogamos a mensagem para a equipe e confiamos que todos entenderam, que todos concordam e que todos vão agir em cima do que foi pedido ou proposto. Só percebemos que a comunicação falhou tempos depois, quando os resultados esperados a partir daquela mensagem não aparecem.

Assim, vale a pena investir mais tempo checando o retorno da comunicação interna. Para fazer isso, quando uma mensagem é comunicada à equipe, é preciso abrir uma via de resposta. Seja qual for o canal de comunicação interna que você utiliza, ele sempre deve permitir que a comunicação seja uma via de mão dupla.

Muitos gestores acreditam que comunicação interna é simplesmente estar em contato com sua equipe, e pensam “eu já faço isso todo dia, e funciona muito bem”.

Apesar de toda a modernização dos processos empresariais e da eficiência cada vez maior alcançada pela tecnologia, a comunicação interna sempre irá ser fundamental para que uma equipe produza mais e a organização mantenha sua credibilidade, estabilidade e com o engajamento dos colaboradores e interesse do cliente.

Uma comunicação interna bem estruturada resulta em diversos benefícios como mais alinhamento, motivação e, consequentemente, maior produtividade da equipe.

Sonia Grasseschi

Posts Recentes
bottom of page