top of page

Ócio criativo


Para alguns esta palavra, ócio, traz uma conotação muito ruim: “você está ocioso! Sem fazer nada! Não perca seu tempo“. E é exatamente sobre o tempo, cada vez mais escasso para muitos e que necessita ser mais bem aproveitado a fim de gerar valor para nós e para aqueles que estão a nossa volta, que quero falar.

Como? Tendo nesse tempo de ócio o tempo para se deixar levar pelas reflexões acerca das coisas que estão a sua volta.

Mas cuidado a falta de tempo tornou-se uma grande desculpa para evitar reflexões, e são das reflexões que surgem as grandes soluções ou ideias.

Por isso algumas sugestões, aproveite seu tempo para:

  • Fazer atividades fora de seu trabalho, sejam elas de lazer ou aprendizagem, pratique esportes, procure algo novo para aprender e desaprenda algo. O conhecimento adquirido ficará guardado e quando menos se esperar ele será utilizado;

  • Conquiste novos amigos. Bom relacionamento com as pessoas pode trazer além de uma rica troca de informações, novas oportunidades. Isso pode ser feito pela internet, através das redes sociais, onde existem milhares de comunidades que conectam pessoas com interesses semelhantes;

  • Esteja sempre informado, leia revistas, jornais, busque informações na internet sobre os mais variados assuntos, pois além de ampliar a visão sistêmica, ou seja, a capacidade de compreender o todo, oferecem insights valiosos em situações inesperadas;

  • Por fim, e talvez a mais importante: dê um tempo para você deixar fluir seus pensamentos. Diminua o passo, ouça o ritmo de sua respiração. Fique ocioso!

Você vai perceber que o ócio nos faz sentir livres e que isso é extremamente necessário à produção de novas ideias, que são necessárias para o nosso desenvolvimento.

Só um cuidado: não é do ócio alienante, que nos faz sentir vazios e inúteis que estou falando, mas sim daquele que nos ajuda a clarear as ideias e fazer as nossas melhores escolhas.

Sonia Grasseschi

Posts Recentes
bottom of page