Planejamento Estratégico

November 1, 2017

  

Em um mercado cada vez mais competitivo é importante que as empresas estejam estruturadas internamente para que consigam se manter vivas. É comum que empresas de pequeno porte e, principalmente, as familiares, se desenvolvam, muitas vezes, de maneira quase que empírica. Porém, com o passar o tempo surge a necessidade de ajustar os processos internos da organização para que ela consiga continuar no mercado e competir com os demais concorrentes.

   Uma das partes da gestão estratégica é o planejamento estratégico, que serve para que os gestores consigam fazer uma leitura da empresa e definir o que precisa ser feito. Há vários modelos de planejamento e qualquer que seja escolhido ajudará neste processo. Aqui vamos falar um pouco, de forma resumida, de um dos modelos que pode ser adotado por sua empresa.

   Primeiro é necessário que se tenha uma orientação. Nesse sentido, é importante que defina-se missão, visão e valores da organização. Fica muito complicado realizar uma análise da empresa e definir indicadores e metas sem que esses conceitos estejam definidos. Isso porque não são apenas conceitos, mas fazem parte do propósito que guiará a organização.

   Após essa definição, inicia-se o momento analítico, onde é importante fazer uma leitura interna e externa. Para isso, pode ser usada a matriz SWOT, por exemplo. Ela proporciona um entendimento dos pontos fortes e fracos da empresa, ajudando a definir itens que necessitam de uma força maior de trabalho. Além disso, dá uma visão do ambiente externo, identificando as oportunidades e as ameaças que a empresa possui.

   Depois de feita a análise, é fundamental que se estabeleça uma direção. É o momento de definir os objetivos estratégicos da organização e as ações que serão tomadas para tal. Uma das ferramentas que pode ser utilizada para isso é o BSC (balanced scorecard). Ele trabalha com quatro perspectivas dentro da organização: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. É possível definir então indicadores, metas e iniciativas que abranjam a empresa como um todo.

   Bom, de forma um pouco rápida e resumida, esse é um modelo de planejamento estratégico que você pode utilizar. O importante é que se inicie esse processo, caso isso ainda não seja uma prática em sua empresa, pois este é um momento de reflexão, de análise interna e externa, e de definição de estratégias, o que é muito importante para auxiliar a empresa na busca por resultados positivos.

 

Suelen Scop de Ávila

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…

December 19, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes

October 15, 2019

September 17, 2019