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Luciana Nogueira

Missão, visão e valores para uso, não apenas para ISO

A Missão é a imagem do futuro e a filosofia básica de uma organização. Ela funciona como um princípio orientador para todas as ações e mostra, junto com Visão e Valores, no que a sua organização acredita, por que ela existe e onde gostaria de chegar. Esses componentes quando bem desenvolvidos e bem implementados tornam-se vivos, facilitando o alinhamento de pensamento e valores e viabilizando o alcance de resultados.

Contudo, existem muitas organizações que falham ao desenvolver e implementar estes componentes. E o motivo principal é a crença de que Missão, Visão e Valores são mera formalidade exigidos para que as empresas sejam creditadas com selos de garantia mas que não fazem sentido na prática. Existem dados provando o contrário!

Em 2011 foi realizada uma pesquisa por uma empresa de consultoria holandesa, &Samhoud, com dois mil gestores de sete países avaliando o impacto de Missão, Visão e Valores nas organizações. Os resultados foram muito claros: as empresas que desenvolveram esses componentes de maneira pensada, estruturada e objetiva, e transformaram em práticas internas, tinham melhores resultados corporativos como clima organizacional, alcance de metas e saúde financeira.

O estudo identificou, ainda, um fenômeno comum nos países desenvolvidos e mercados emergentes: um forte aumento da importância dada à missão corporativa. 90% dos gerentes entrevistados acreditam que a visão é importante para a empresa e eles concordam que hoje é mais importante do que já foi no passado. Estes gerentes, especialmente nos países emergentes, estão convencidos do poder motivador de uma missão bem elaborada. Parece que com a crise financeira ter uma estratégia empresarial proativa se tornou o foco de líderes mais uma vez.

A pesquisa indica que a identidade pode ser usada ​​como uma ferramenta de gestão e aumentar o volume de negócios, inspirar colaboradores, além de esclarecer os objetivos e metas, melhorando o desempenho e aumentando a satisfação do cliente.

Parece claro que a vantagem competitiva do século XXI é cada vez mais derivada de ativos intangíveis, difíceis de copiar, como cultura da empresa e eficácia da liderança. E neste sentido, Missão, Visão e Valores devem ser usados como ferramentas efetivas de gestão. Contudo, ter estes componentes não é suficiente, a empresa precisa vivê-la! E a sua empresa, vive de acordo com aquela placa na parede?

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