top of page

Porque fazer ações de endomarketing?


O que te motiva a ir todos os dias para o trabalho? Provavelmente a resposta para esta pergunta não é a mesma para todo mundo. Se fizermos uma pesquisa sobre esse tema, teremos nos topos das listas alguns itens diferentes, como: remuneração, desafios, reconhecimento, flexibilidade, segurança, ambiente, interação, dentre outros.

Isso nos leva a refletir que apenas a questão financeira não é suficiente para manter alguém em determinada atividade ou local. Por isso a importância da gestão de pessoas dentro das organizações. Mesmo que seja uma empresa bem pequena, sem estrutura de RH por exemplo, as ações tomadas nessa direção farão diferença para os trabalhadores que lá atuam.

O leque de atividades nesta área é bem grande e diverso, mas neste momento nos ateremos a uma coisa: ações de endomarketing. O foco dessas ações é o público interno da organização, ou seja, os colaboradores. Essas ações visam aumentar a motivação, estreitar o relacionamento com a empresa, reter talentos e manter os colaboradores satisfeitos.

Essas ações fortalecem o vínculo que o colaborador tem com a empresa. Ele se sente valorizado e isso faz com que sua energia para contribuir para o crescimento da empresa aumente e ele faça um esforço maior para atingir o sucesso das atividades.

Normalmente os programas de endomarketing envolvem:

  • Canais de comunicação interna;

  • Divulgação de plano de carreira;

  • Ações com os familiares dos colaboradores;

  • Ambientes descontraídos ou de descanso para os funcionários;

  • Campanhas e eventos em datas comemorativas, etc.

É importante reforçar que não são ações de lazer, com simples intuito de entreter. As ações de endomarketing precisam estar alinhadas com o propósito da empresa. Deve haver um planejamento prévio de cada ação, levando em consideração o objetivo final e os valores da empresa. O objetivo é utilizar essas ações como uma das ferramentas de gestão de pessoas na busca pela satisfação do colaborador, para que o mesmo contribua para a empresa da melhor forma possível.

Espero ter ajudado você, e qualquer dúvida é só entrar em contato conosco.


Suelen Scop

Posts Recentes
bottom of page